Por Redação
9 de agosto de 2024Maturação de lojas e crescimento em vendas impulsionam resultados do Assaí no 2T24
A companhia atingiu o marco de 234 lojas que já contam com a implementação de algum tipo de serviço – como açougue, empório e padaria
Nessa quinta-feira (8), o Assaí Atacadista divulgou os resultados do segundo trimestre de 2024. No período, a companhia atingiu o marco de 234 lojas (do total de 293), que já contam com a implementação de algum tipo de serviço – como açougue, empório de frios e/ou padaria. Junto de uma dinâmica comercial eficiente, a empresa também observou um crescimento acelerado em vendas e na maturação do parque de lojas após a forte expansão dos últimos anos.
No primeiro semestre deste ano, as vendas líquidas alcançaram R$ 35,1 bilhões, um crescimento de 12,9%, representando um incremento de R$ 4 bilhões em relação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho reflete o avanço na maturação das lojas abertas a partir das conversões dos pontos adquiridos de hipermercados e um crescimento de 2,9% nas vendas de mesmas lojas.
No segundo trimestre de 2024, as vendas líquidas cresceram 11,8% em comparação com o segundo trimestre de 2023, totalizando R$ 17,8 bilhões em faturamento. O bom desempenho também levou a uma redução do endividamento da companhia, que alcançou 3,65x no último trimestre – queda de 0,6x vs o 2º trimestre de 2023.
“Encerramos o 1º semestre com a abertura de novas unidades, evolução de rentabilidade, dada a contínua maturação das lojas novas, e redução da alavancagem. E o 2º semestre inicia com a celebração dos 50 anos. Será a maior campanha de nossa história: contaremos com a participação de mais de 50 fornecedores e distribuiremos R$ 20 milhões em prêmios, incluindo uma viagem em um navio exclusivo do Assaí com capacidade para 5 mil pessoas”, reforça Belmiro Gomes, diretor-presidente do Assaí.
Forte maturação do parque de expansão
As 64 conversões de hipermercados realizadas até o momento, presentes em localizações privilegiadas, adensadas e amplamente conhecidas pelo público, seguem em processo de maturação, contribuindo de forma relevante para os resultados da companhia. As 47 lojas convertidas em 2022, que já apresentam uma fase mais avançada do processo de maturação, atingiram uma venda média/loja de cerca de R$ 26,5 milhões no 2T24. O patamar de vendas alcançado por essas lojas ao final do 2T24 representa um nível de vendas cerca de 25% superior ao parque de lojas orgânicas inauguradas até 2022.
Além disso, o Assaí encerrou o trimestre com 293 lojas em operação após a inauguração de sua primeira loja em Vitória, ampliando a presença no Espírito Santo com a abertura da 2ª loja em menos de 1 ano. Nos últimos 12 meses foram inauguradas 24 lojas, das quais 9 conversões e 15 lojas orgânicas, representando uma adição de 133 mil m² à área de vendas.
Para o segundo semestre, está prevista a abertura de mais 10 lojas, em linha com o guidance de 15 novas para o ano, o que levará o Assaí a superar a marca de 300 lojas em operação ao final de 2024. Por fim, o App Meu Assaí atingiu a marca de 14 milhões de clientes cadastrados, o que representa um crescimento de aproximadamente 1 milhão de clientes entre abril e junho. A Campanha de Aniversário Assaí 50 anos, em vigor desde o início de agosto, possui como um dos objetivos ampliar a base de clientes cadastrados no aplicativo, contribuindo com a estratégia da companhia de obter um maior conhecimento dos hábitos de consumo dos clientes.
Muito bom o desempenho. Porque gera interesse? Sempre acreditamos, como boa parte do mercado, que aumentar serviços poderia comprometer a rentabilidade. Penso que ter encontrado um caminho do meio, com mais volume, mais sortimento e mais serviços, gerou uma diferença importante de ganho operacional contra os hipermercados. O volume deve compensar o ganho e a margem com serviços não deve ficar tão ruim. Operacionalmente melhor e com mais produtividade, vem uma rentabilidade ainda maior. O modelo foi sendo construído com estratégia e cuidado, com certeza teve acertos e melhorias, mas parece consolidado.