Por Redação
7 de junho de 2024Mídias OOH diferenciam marcas no varejo com impacto visual e estratégico
Tecnologias contribuem com evolução do conceito e ajudam a mensurar o retorno e o impacto das mídias Out Of Home
Inovar desde sempre é uma das regras principais do varejo para se fazer uma marca se destacar dos concorrentes e, nesse quesito, as mídias Out Of Home (OOH), conhecidas por apresentar formatos “fora da caixa”, são aliados perfeitos para encantar o consumidor. Com as novas tecnologias disponíveis, o conceito OOH passa a agregar novos recursos que facilitam a interatividade e o engajamento com o público, métricas fundamentais para as marcas que investem em publicidade no varejo.
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Silvia Ramazzotti, diretora de marketing da JCDecaux, agência especializada em mídias OOH, acredita que as principais inovações nesse tipo de mídia estão focadas em personalização e segmentação precisa de acordo com o contexto da jornada do consumidor. “Hoje podemos impactar os clientes de uma loja do Carrefour, por exemplo, considerando quais são os produtos mais vendidos em uma determinada loja, em um dia específico da semana e em uma faixa horária particular. Isso torna as campanhas mais rentáveis, assertivas e eficientes”, diz.
De acordo com a executiva da JCDecaux, a evolução do OOH acontece graças ao uso da mídia programática e ao avanço dos sistemas e ferramentas de inteligência de dados. “As mídias OOH permitem impactar os clientes ao longo de toda a jornada na loja, incluindo o momento decisivo da compra. Além disso, podem ampliar a receita através da venda de espaços publicitários nas lojas físicas e também permitem coletar dados sobre os hábitos de consumo, produtos mais vendidos ou com potencial de venda, com mensagens personalizadas por horário, dias da semana e localização, explica Silvia.
Fortalecimento da marca e mensuração
Para o professor de comunicação e publicidade da ESPM, Roberto Sá Filho, as mídias Out Of Home alcançam um público amplo e mantém a visibilidade contínua dos anúncios, aumentando a repetição da mensagem, o que é essencial para a memorização e reconhecimento da marca. “São formatos que contribuem significativamente para a construção e fortalecimento da imagem da marca. Impactam positivamente as vendas no varejo supermercadista ao atrair consumidores para as lojas. Além disso, quando integradas com outras mídias, reforçam a mensagem da marca, aumentando a lembrança e a intenção de compra”, diz.
Segundo o professor da ESPM, mensurar o retorno das mídias OOH é possível e deve ser feito a partir de diferentes metodologias. “A análise de dados de geolocalização vai rastrear o fluxo de pessoas nas áreas dos anúncios e correlacionar com visitas às lojas. Códigos QR ou URLs nos anúncios facilitam o rastreamento direto das interações dos consumidores. Pesquisas de marca fornecem insights sobre o impacto da campanha e comparar dados de vendas antes e depois da campanha também traz uma visão clara do retorno sobre o investimento (ROI)”, analisa Roberto.
A diretora de marketing da JCDecaux conta como essas mídias diferenciadas impactam as vendas de produtos no varejo supermercadista. “Isso resulta em melhoria das ofertas e recomendações de produtos, ajustando-se ao perfil do público de cada loja. Ainda geram um engajamento difícil de ser visto em outros ambientes, promovendo hiper conectividade e criando uma experiência diferenciada e contextualizada para o consumidor. Uma pesquisa feita pela JCDecaux em parceria com a Offerwise, mostra que 90% dos entrevistados disseram prestar atenção nas propagandas veiculadas nas mídias OOH das lojas físicas, e muitos afirmaram fazer compras por impulso influenciados pela publicidade de alto impacto no ambiente”, destaca Silvia Ramazzotti.
Credito: imagem Grupo Pão de Açúcar/ Divulgação
Super interessante