Por Vitor Garcia
24 de julho de 2023Minha Quitandinha atinge 200 lojas em funcionamento
O objetivo atual da companhia é atingir 300 unidades até dezembro deste ano
A rede de minimercados autônomos, Minha Quitandinha, acaba de anunciar que alcançou o marco de 200 lojas em funcionamento em todo o território nacional. De acordo com a companhia, o objetivo atual é atingir 300 unidades até dezembro deste ano, 260 franqueados e um faturamento de R$ 22 milhões.
?Os primeiros meses do ano foram desafiadores em diversos sentidos porque o mercado varejista não retraiu, mas também não registrou grandes resultados, o que fez com que muitas pessoas que estavam avaliando o investimento em uma nova franquia dessem uma segurada, além de tornar os processos de negociações mais morosos. No entanto, estamos dentro da nossa meta, o que significa que o trabalho está sendo bem estruturado e feito com base na sustentabilidade dos negócios dos nossos franqueados?, diz Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha.
No primeiro quadrimestre do ano, a rede foi responsável pela abertura de 60 minimercados nos estados de Piauí, Mato Grosso, Pernambuco e Ceará. ?Quanto à expansão da marca, notamos um crescimento muito forte no Sul e Sudeste no início das operações da franquia, mas hoje Norte, Nordeste e Centro-Oeste mostram-se extremamente receptivos a essa experiência de consumo, o que nos deixa muito contentes, pois são regiões de alta demanda e pouca oferta?, explica o executivo.
Mauri ainda afirma que as expectativas para esse tipo de empreendimento são positivas. ?A solução deu super certo no Brasil. Estimamos que existam cerca de 5 mil lojas autônomas em condomínios espalhados pelo país, mas se considerarmos que existem uma média de 1 milhão de condomínios residenciais, comerciais e logísticos, ainda há espaço para crescer?. Diante desse contexto, o CEO destaca o nicho corporativo. ?Estamos vendo um movimento natural no qual as pessoas estão cada vez mais voltando aos escritórios, o que faz com que a área de Recursos Humanos retome os benefícios, sendo o minimercado um deles?, revela.
No médio prazo, a empresa pretende investir em uma internacionalização. ?Estados Unidos, Portugal e Espanha estão entre os países que desejamos ingressar em até dois anos?, finaliza Mauri. Para 2025, a rede de minimercados autônomos prevê o alcance de 800 lojas e um faturamento de R$ 100 milhões.