Por Redação
9 de setembro de 2024Montando o mix ideal de beleza nos supermercados: como atingir o equilíbrio?
Diretora da L’Oréal destaca a importância de um portfólio variado e rede Condor aposta no equilíbrio entre marcas
A busca por produtos de autocuidado e beleza nos supermercados está em ascensão. Segundo a pesquisa Consumer Insights 2023 da Kantar, a cesta de higiene dos brasileiros cresceu 10% em unidades e 23% em valor no primeiro semestre do ano, destacando-se itens como tintura para cabelos (13%) e maquiagem (10%). Para aproveitar a oportunidade, os supermercados buscam as melhores práticas para montar o mix ideal de itens de beleza e cosméticos para atender essa crescente demanda.
A combinação entre grandes marcas, variedade de produtos e a atenção às tendências é essencial para alcançar o sucesso, segundo Marina Lira, diretora de desenvolvimento de negócios da L'Oréal Brasil. "Construir um mix de beleza poderoso vai muito além de disponibilizar produtos. É preciso criar uma experiência completa para o consumidor, com marcas reconhecidas que trazem confiança, e um portfólio variado que permita uma rotina personalizada de autocuidado", afirma.
A presença de marcas reconhecidas nas gôndolas é um dos primeiros critérios ao selecionar produtos de beleza, mas não o único. “A oferta de diferentes formatos de uma mesma linha, por exemplo, shampoo, condicionador e finalizadores, ajuda a elevar o ticket médio e fidelizar os clientes. Ao invés de apenas um shampoo, por que não oferecer toda a linha? Isso cria um verdadeiro ritual de beleza para o consumidor", sugere Lira.
Diversidade, tendências e dados
Everton Machado, encarregado de gestão de categoria da rede de supermercados Condor, concorda que o sucesso da categoria está na diversidade de sortimento. "É essencial oferecer produtos que atendem diferentes necessidades de beleza, como tipos de pele e cabelo, garantindo que o público encontre o que procura", comenta. Segundo o executivo, a inclusão de marcas premium e de nicho também desempenha um papel crucial para atrair clientes mais exigentes, sem perder o foco em produtos mais acessíveis para o grande público.
De acordo com Machado, as tendências são peça-chave na construção do mix ideal de produtos de beleza nos supermercados e, por isso, destaca a importância de acompanhar as inovações do mercado. "A diversificação de produtos para diferentes tipos de beleza é uma das grandes tendências, e o supermercado deve oferecer variedade suficiente para atender todas as preferências", aponta.
Além das tendências, as decisões sobre o mix de produtos de beleza nos supermercados são fortemente influenciadas por dados de vendas e o feedback dos consumidores. “Vivemos na era da informação, e os dados de vendas nos ajudam a entender o comportamento dos clientes e a otimizar as prateleiras com os itens mais relevantes", afirma Marina. "Os dados de vendas e o feedback são fundamentais para ajustar o sortimento de acordo com a demanda. Se um produto performa bem em um canal, faz sentido trazê-lo para o supermercado", emenda Everton Machado.
Equilíbrio entre marcas
Para o encarregado de categoria da rede Condor, diante de consumidores cada vez mais exigentes, o desafio é que as lojas consigam equilibrar o mix com marcas premium e outras mais acessíveis. "Marcas premium agregam valor à categoria e atraem um público específico, enquanto as mais acessíveis garantem que o mix atenda a um público amplo. O segredo está em segmentar o sortimento conforme o perfil dos clientes de cada loja, garantindo que todos encontrem produtos adequados às suas necessidades e bolsos", afirma Machado.
Segundo Marina Lira, da L’Oréal, explica que, com um portfólio diversificado, os supermercados podem não apenas atrair consumidores para a categoria de beleza, mas também proporcionar uma experiência de compra mais completa e satisfatória. "Oferecer produtos inovadores, de marcas confiáveis e com um leque de opções de preços é a chave para cativar o consumidor e impulsionar resultados", finaliza a diretora.