Por Redação
25 de dezembro de 2024O futuro do varejo: o que os supermercados estão preparando para 2025?
Automatização, sustentabilidade e personalização: o varejo está em transformação e promete surpreender em 2025
A busca por inovação no setor supermercadista segue em ritmo acelerado. De acordo com uma pesquisa da NielsenIQ, 67% dos consumidores globais esperam que os supermercados adotem tecnologias que tornem a experiência de compra mais rápida e eficiente. No Brasil, grandes redes planejam avanços que incluem automação, integração omnichannel e soluções voltadas à sustentabilidade.
No Grupo Asun, por exemplo, as melhorias tecnológicas já estão no radar. Segundo Antonio Martins, DPO (Data Protection Officer) da empresa, o foco principal será a expansão de self-checkouts. “Embora não seja uma grande novidade, eles são uma solução eficaz diante da escassez de mão de obra e da demanda crescente por conveniência”, diz.
Além disso, Martins afirma que a rede planeja implementar etiquetas eletrônicas de preços e carrinhos inteligentes para o setor de e-commerce, o que promete otimizar o processo de separação de pedidos e melhorar a experiência do cliente. Para Fernando Luiz, especialista em varejo, a adoção de caixas autônomos e sistemas de pagamento por biometria são tendências indispensáveis. “Essas soluções não serão apenas diferenciais competitivos; elas se tornarão essenciais para atender às expectativas de um consumidor cada vez mais exigente”, explica.
Automatização e sustentabilidade lideram os investimentos
A automação é outro ponto central no planejamento dos supermercados para 2025. De acordo com Antonio Martins, sistemas de reabastecimento automatizados são uma prioridade. “Assim podemos garantir que produtos estejam sempre disponíveis, enquanto reduzem desperdícios e custos operacionais. A adoção de soluções de cibersegurança também está no radar do Grupo Asun. Estamos implementando tecnologias avançadas que protegem nossos sistemas e dados de clientes, garantindo um ambiente digital seguro”, ressalta.
Nelson Beltrame, professor da FIA Business School, reforça que o uso da inteligência artificial não apenas melhora processos operacionais, mas também permitirá que a personalização da experiência do cliente seja cada vez maior nos próximos anos. Promoções direcionadas e recomendações baseadas em compras anteriores são apenas algumas das possibilidades”, afirma.
Segundo o professor Beltrame, a integração entre os canais online e físico também será um dos pilares para o sucesso no setor. Fernando Luiz destaca que a sustentabilidade também guia o planejamento estratégico de 2025 buscando eficiência energética e redução de desperdícios. “Softwares de previsão de demanda e reaproveitamento de alimentos ajudarão a minimizar perdas, enquanto o uso de tecnologias como iluminação LED e o mercado de energia contribuirão para a economia de custos e menor impacto ambiental”, prevê o especialista em varejo.
Tendências que moldam o consumo
Para 2025, as tendências de consumo também desempenham um papel fundamental no planejamento dos supermercados. Alimentos frescos, orgânicos e funcionais estarão cada vez mais presentes nas gôndolas. “Os consumidores valorizam produtos saudáveis e sustentáveis, além de marcas que adotam práticas ecológicas, como a redução de plásticos e rastreabilidade de produtos”, aponta Fernando Luiz.
Nelson Beltrame ressalta a importância da experiência de compra híbrida, que integra loja física e online. “A flexibilidade para alternar entre canais é uma demanda crescente, e plataformas que garantam experiências uniformes entre esses ambientes serão determinantes para fidelizar o cliente”, finaliza o professor da FIA Business School.