Por Vitor Garcia
13 de julho de 2022Carrinhos de supermercado inteligentes chegam no Whole Foods Market
Tecnologia da Amazon será inserida na rede, começando pela loja de Westford, Massachusetts (EUA)
Na última segunda-feira (11), a Amazon anunciou que expandirá seus carrinhos de compras inteligentes para a rede Whole Foods Market. Inicialmente a tecnologia será lançada na loja de Westford, Massachusetts.
Os carrinhos permitem que os usuários pulem a fila de checkout rastreando e registrando os itens à medida que são colocados no carrinho. A Amazon lançou o Dash Cart em setembro de 2020 em suas mercearias Fresh.
Os carrinhos se baseiam na tecnologia sem caixa ?Just Walk Out? da Amazon. Eles usam uma combinação de visão computacional e sensores para identificar itens à medida que são colocados em sacos dentro do carrinho. À medida que os compradores adicionam e removem itens, um leitor no carrinho ajusta o preço total. Os consumidores saem da loja por um corredor especial e a Amazon cobra automaticamente em seu cartão de crédito.
Além de trazer a tecnologia para a Whole Foods, a Amazon também está lançando uma versão nova e maior do Dash Cart, que será lançado na loja Whole Foods de Massachusetts e depois será lançado em locais adicionais, bem como em alguns supermercados Fresh. A empresa disse que o carrinho atualizado poderá acomodar até quatro sacolas de supermercado, em vez de duas, e terá uma prateleira inferior para produtos grandes.
Aqui no Brasil, uma tecnologia semelhante foi lançada no mês de maio. Em parceria com a rede de supermercados Enxuto, a Nextop lançou o primeiro Smart Cart da América Latina. O carrinho de compras inteligente foi disponibilizado, primeiramente, para os clientes do Enxuto, na unidade de Campinas (SP). Equipado com uma tela touch screen e um leitor de código de barras, o carrinho identifica, soma e recebe o pagamento das compras.