
Por Redação
7 de julho de 2025Rotisseria oferece praticidade aos consumidores, e se transforma em importante estratégia de fidelização no supermercado
Setor tem crescido no varejo alimentar por ser uma opção aos pedidos via delivery e cardápio dos restaurantes
A pandemia modificou a maneira de se consumir vários produtos e um dos setores bastante atingidos com essa mudança foi o de food service. O delivery se popularizou, e muitas pessoas aderiram ao consumo de comida pronta, mesmo depois que o confinamento, muito em razão da praticidade e conveniência.
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Por essa razão, nos supermercados, o setor de rotisseria cresce a presença e a participação nos resultados das redes. "Sem dúvida, a rotisseria do supermercado é um setor muito importante e que está em crescimento, pois está muito em conformidade com a realidade atual. Depois da pandemia, o comportamento dos consumidores mudou. Tem mais gente hoje, ainda, trabalha uma parte do tempo em casa e essas pessoas não estão indo mais a restaurantes e bares fazer as refeições", analisa o professor Ulysses Reis, professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Outro fator que contribui para o crescimento do setor de rotisseria nos supermercados é o fato de muitas pessoas morarem sozinhas ou com apenas mais uma pessoa. Segundo dados do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil, são mais de 13,7 milhões de domicílios com 1 morador e 20,8 milhões de domicílios com 2 moradores, isso significa que 47,6% dos lares brasileiros tem até 2 pessoas.
"Muita gente mora sozinha hoje e, às vezes, é mais fácil e até mais lucrativo para essa pessoa comprar na rotisseria do que comprar itens para fazer em casa porque iria desperdiçar. Quando a pessoa come pouco proporcionalmente, se ela comprar todos os itens para fazer a comida, uma parte ela vai jogar fora", diz o professor.
Outro ponto positivo apontado por Reis é a qualidade dos produtos oferecidos nas rotisserias dos supermercados. “Os locais de preparo passam por todo um compliance porque o supermercado fica muito sujeito à questão de fiscalização de segurança alimentar”, fala.
Variedade
Para atender a demanda dos consumidores, a dica é oferecer pratos que atraiam a atenção do perfil de consumidor atendido pela loja. Para isso, é essencial conhecer o público-alvo do supermercado. "A rotisseria está sendo tão interessante porque, hoje em dia, ela pega o público que está em casa e também quem está no trabalho", afirma.
De acordo com o professor e especialista em varejo, a variedade está cada vez melhor, com opções de carnes assadas, massas, acompanhamentos, saladas e sobremesas. "Essas refeições estão ficando mais saborosas do que cozinhar em casa. Como está dando certo, os supermercados melhoram. Há uma sofisticação", conta.
Outra sugestão para atrair o público é ter um espaço para o consumo dentro da loja. Uma boa exposição também ajuda a ter sucesso nessa área. Fazer cross selling de produtos prontos, como uma batata palha para acompanhar o estrogonofe e bebidas prontas, como sucos e refrigerantes, para completar a refeição ajudam a aumentar o tíquete médio.
Para os supermercados, o oferecimento de pratos prontos também traz a redução de perdas. "Por exemplo, um produto de hortifrúti qualquer, o supermercado percebe que por alguma razão não vendeu a quantidade necessária e, se ficar esperando aparecer cliente, talvez se estrague. Então, ele pode aproveitar esse produto que ainda está em boas condições para fazer algo para a rotisseria", completa.