Por Vitor Garcia
30 de dezembro de 2022Saiba quais as tendências globais de consumo para 2023
Dentre os principais aspectos estão a autocelebração e a participação para mudar as marcas
A Mintel, empresa de pesquisa de mercado, coletou informações a respeito do consumidor ao decorrer do ano e identificou os padrões e as tendências comportamentais para 2023.
1) Mentalidade do 'eu'
Os consumidores estarão ansiosos para focar em si mesmos novamente e as marcas podem ajudá-los a ocupar o centro do palco. Alinhado com esses números, 44% da Geração Z dos EUA concordam que encontrar maneiras de se autocelebrar se tornou mais importante agora do que antes da pandemia de COVID-19.
2) Poder para as pessoas
As marcas precisam abrir espaço para um novo ?c? em seu c-suite (Consumidor), pois os consumidores estão investindo, co-criando e votando em mudanças ao lado das marcas. 41% dos consumidores do Reino Unido concordam que as marcas de vendas diretas ao consumidor têm uma conexão mais pessoal com os clientes do que as marcas tradicionais.
3) Hiperfadiga
Os consumidores tentarão cortar o ruído e se conectar com o que importa para eles, já que mais consumidores estão estressados e buscando novas maneiras de atender às suas necessidades de bem-estar mental. Clientes do Reino Unido que sofreram estresse dizem que gerenciar dieta/exercício é importante para controlar o estresse (71%) e os rituais diários são uma maneira importante de melhorar o humor (62%).
4) Localismo Internacional
Comprar localmente será uma forma de os consumidores se protegerem financeira, ambiental e psicologicamente, e sentirem que estão retribuindo => 91% dos consumidores chineses dizem que provavelmente comprarão de uma marca que demonstre responsabilidades sociais => 60% dos consumidores dos EUA preferem estar associados a empresas/marcas que se alinham aos seus valores.
5) Gastos Intencionais
Fatores como flexibilidade, durabilidade e sustentabilidade desempenharão papéis cada vez mais importantes na equação de valor dos consumidores: 71% dos consumidores tailandeses dizem que gastar menos em compras se tornou uma prioridade desde o início da pandemia. 39% os consumidores do Reino Unido dizem que compraram itens de vestuário nos últimos 12 meses que podem ser usados em várias ocasiões (por exemplo, trabalho ou casual), enquanto que 59% dos consumidores alemães concordam que seu comportamento pode fazer uma diferença positiva para o meio ambiente.