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Varejo
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Por Redação
4 de julho de 2024

Supermercado como o novo centro de lazer para as famílias

Unidades de redes do varejo, como Assaí, investem em espaço com diferentes serviços, desde lojas e restaurantes até cinemas

A comodidade que o consumidor busca na hora de fazer compras nos supermercados não está relacionada apenas à conveniência da experiência online. De acordo com uma pesquisa sobre os hábitos de compra dos brasileiros em supermercados, feita pela Neogrid em parceria com a Opinion Box, empresa de pesquisa de mercado, grande parte (52%) dos consumidores preferem se deslocar até as lojas físicas.

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Sabendo que o consumidor quer conveniência, facilidade e comodidade, a estratégia de algumas redes varejistas é oferecer uma experiência de lazer para a família tornando seus espaços mais atrativos. A rede Assaí já conta com unidades neste formato e, segundo Fernando Basílio, diretor de Expansão e Galerias do Assaí, mais de um terço das lojas no Brasil tem uma área de galerias comerciais com diferentes serviços.

De acordo com o executivo, esse movimento foi pensado para atender aos novos hábitos de consumo dos consumidores que buscam facilidades e comodidades e ganhou tração com as conversões de hipermercados. “Temos unidades que oferecem diversos serviços, como restaurantes, docerias, sorveterias, além de entretenimento como cinemas, boliches, assim como salão de beleza e barbearia, lojas de decoração e produtos para pets, lotéricas, chaveiros, entre outros”, destaca Basílio.

Motivos para entrar na loja

Fernando explica que a estratégia de rede está alinhada com as necessidades do seu consumidor. “Melhorar a experiência de compra de nossos clientes, agregando um mix de lojas comerciais é resultado das avaliações de perfil e de necessidade de acordo com cada região. Um bom exemplo de uma unidade com todos esses serviços para as famílias brasileiras é o Assaí Anchieta Pauliceia, que fica no ABCD Paulista, zona Sudeste de São Paulo, com mais 20 mil metros quadrados de área voltada para serviços comerciais”, diz o diretor de expansão e galerias do Assaí.

Roberto Kanter, professor de MBAs da FGV, entende que, para os supermercadistas, é fundamental atrair pessoas para dentro da loja e a ideia de trazer lazer ao espaço faz todo sentido. “Você precisa trazer o cliente para dentro da loja, certo? O ideal é que ele tenha motivos para entrar na loja para chegar até a atração. É sempre muito importante fazer um caminho entre o cliente e o interior da loja”, ensina.

Medir o retorno destas ações numericamente, do ponto de vista de ROI (retorno sobre investimentos), é difícil, mas Kanter destaca essas unidades como um diferencial para a construção da autoridade. “A percepção é de um lugar diferente, único, desde que seja respeitada a identidade do público presente. Então, é muito importante saber com clareza quem é o seu cliente. O grande desafio para os supermercados é não focar apenas na rentabilidade, mas sim em enxergar essa atividade como um polo de atração para o seu negócio”, complementa Roberto Kanter.

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