Por Vitor Garcia
22 de agosto de 2022Supermercados aplicam tecnologia para criar ações de incentivo e melhorar desempenho das lojas
CEO da Incentivar, Rodolfo Carvalho, mostra como essa inteligência pode ser usada em diferentes tipos de PDV
A gestão no varejo supermercadista tem como grande aliado os programas e ações de incentivo aos funcionários e, hoje, a tecnologia aplicada a essa ferramenta consegue envolver ainda mais os colaboradores nos objetivos das empresas que atuam em toda a cadeia do varejo. Uma das apostas dos gestores é em soluções SaaS, Software as a Service, em português, software como serviço. Segundo Rodolfo Carvalho, CEO da Incetivar, empresa de soluções baseadas em dados, esta tecnologia ajuda a destravar o potencial e a eficiência das equipes que trabalham nos supermercados.
Para ele, o incentivo pode ser implementado em todos os modelos de negócio que fazem parte do varejo. ?Desde a indústria, que utiliza metas de volume e mix para garantir que seus vendedores estão dando o foco aos produtos corretos, até dentro dos supermercados, onde expositores podem ser premiados por garantir unidade na execução?, explica Rodolfo.
O CEO da Incentivar acredita que um dos principais motivos para a crescente procura pelo SaaS nas grandes redes de supermercados é a necessidade que as lojas têm de entregar qualidade de execução no PDV. ?Para garantir o padrão de execução de um produto em 100 lojas, um aplicativo permite ao expositor enviar fotos que são validadas por uma inteligência artificial que aprova caso estejam dentro dos parâmetros determinados?, aponta Rodolfo Carvalho.
SaaS aplicado em vendas e pessoas
Em relação às vendas, o executivo destaca o SaaS como uma forma de unir gamificação para o funcionário e acompanhamento de dados estratégicos, feito pelo gestor. De acordo com o CEO da Incentivar, o setor varejista consegue criar metas com implementação rápida e adequada a modelos de negócio distintos.
Apesar de toda a tecnologia usada como ferramenta de incentivo, o SaaS nos supermercados não poderia se sobrepor ao contato humano entre as pessoas. ?O funcionário que bate suas metas e entrega valor para a empresa deve sempre receber recompensa em forma de prêmios, que vão desde pagamento de boletos, até recargas de celular?, afirma.
Para Rodolfo Carvalho, não existem diferenças entre a aplicação do SaaS em pequenas, médias e grandes redes do varejo supermercadista e da indústria porque o SaaS possibilita a segmentação das ações. ?Uma grande rede de supermercados ou uma loja de bairro terá suas metas independentes para cada categoria de funcionários. Para os pequenos negócios, o SaaS fornece o acompanhamento de dados. Para grandes negócios, a ferramenta ajuda a entender os desafios de cada loja e aplica metas segmentadas para cada uma delas?, completa.