Por Vitor Garcia
30 de maio de 2023Supermercados Pet Friendly ganham destaque na rotina do consumidor
Rede Enxuto e Da Santa oferecem casinhas monitoradas na entrada de suas lojas e ganham a confiança dos tutores
Quase todos os brasileiros já tiveram contato com um animal de estimação e isso explica o fato de que o Brasil, em 2021, atingiu a terceira posição entre os países com mais animais de estimação no mundo. Ao todo, 149,6 milhões de pets vivem em lares brasileiros de acordo com o censo do IPB (Instituto Pet Brasil) e 70% da população tem um bichinho em casa ou conhece um tutor.
O estudo mostra que, naquele mesmo ano, o faturamento do mercado brasileiros de produtos para pets cresceu 27% em comparação ao ano anterior. Neste cenário, os supermercados percebem cada vez mais a necessidade de oferecer não apenas itens nas gôndolas ou corredores, mas também os próprios pets em suas lojas.
Para Doane Christina Moda, diretora de marketing da rede de supermercados Enxuto, o varejo tem entendido cada vez mais a importância de um PDV Pet Friendly porque os consumidores consideram seus animais membros da família e, por isso, gostam de levá-los consigo para diferentes programas. ?Permitir a entrada de animais no PDV pode ser uma forma de diferenciar a empresa da concorrência e atrair novos clientes que valorizam esse tipo de iniciativa?, diz.
Preparação adequada no PDV
A executiva conta que a rede Enxuto ainda estuda a possibilidade de implementar o conceito pet friendly dentro das lojas, mas, por enquanto, a unidade da rede que fica em Campinas já oferece uma experiência positiva com casinhas para que os animais aguardem os tutores com segurança. Para isso, a rede trabalha em parceria com a startup PetParker , que oferece o serviço a partir de um QRcode via aplicativo. ?Ao permitir a entrada de pets no PDV, é importante que haja uma preparação adequada. Isso pode incluir treinamentos para lidar com animais de diferentes tamanhos e temperamentos, equipamentos de higiene e limpeza e adaptações na infraestrutura para garantir a segurança dos animais e evitar possíveis acidentes?, alerta a diretora de marketing do Enxuto.
Outra rede que também oferece o serviço PetParker é a Da Santa e, segundo Júlio Aoki, fundador da empresa, o foco é oferecer um local de descanso para os animais para que os consumidores possam aproveitar as compras. Enquanto os pets descansam em segurança, os tutores podem fazer suas compras, fazer um lanche ou mesmo aproveitar nossos eventos gastronômicos com toda a tranquilidade. ?Sentimos o cliente feliz e acolhido por mais essa entrega. É uma forma de mostrar que entendemos a realidade das famílias e que o Da Santa pode ser visto como uma extensão do lar das pessoas?, afirma.
Desafios e vantagens Pet Friendly
Segundo Doane Christina, um dos principais desafios ao adotar o posicionamento Pet Friendly é garantir a segurança e o bem-estar dos animais a partir das normas e leis que regulamentam sua permanência em locais públicos. ?É preciso garantir que a presença dos animais não afete a experiência de compra dos demais clientes, que podem sentir medo ou reações alérgicas, por exemplo. Além disso, garantir a limpeza do ambiente, evitando odores e sujeira, também é um desafio e pede manutenção constante do espaço?, explica.
De acordo com a executiva do Enxuto, a iniciativa Pet Friendly pode trazer diversas vantagens para os supermercados. ?Além de atrair novos clientes que valorizam a presença de animais no PDV, a empresa pode aumentar o tempo de permanência dos clientes no estabelecimento, gera uma imagem positiva de uma empresa que se preocupa com o bem-estar dos animais e a satisfação dos clientes. Por fim, pode gerar um aumento nas vendas de produtos para animais de estimação, uma vez que os clientes podem se interessar em adquirir produtos específicos para seus pets?, completa.