Por Redação
11 de outubro de 2024Supermercados se adaptam aos pequenos consumidores: o poder de compra nas mãos das crianças
Como as redes varejistas podem usar estratégias para facilitar o acesso das crianças aos produtos nas lojas no Dia das Crianças
A experiência de compra nas redes supermercadistas está passando por uma transformação significativa e, quando o assunto são as crianças, mais do que nunca, este é um público que tem influência direta na decisão de compra dos pais. Nesse cenário, as redes varejistas estão investindo em estratégias para adaptar seus espaços, tornando-os mais acessíveis e atrativos para os pequenos.
De acordo com Fernando Marchesini, coordenador e professor de MBAs da FGV, as lojas que posicionam os produtos à altura das crianças, principalmente brinquedos e guloseimas, possibilitam que elas tenham uma experiência ativa de escolha. “Isso cria uma conexão emocional entre a criança e o produto, o que aumenta significativamente as chances de compra", diz o professor da FGV.
A estratégia voltada para a experiência das crianças nas lojas supermercadistas é especialmente relevante visto que o Dia das Crianças é uma das datas comemorativas mais lucrativas para o varejo, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. De acordo com dados da Hibou, empresa de pesquisa de consumo, 82% dos brasileiros vão presentear as crianças no dia 12 de outubro.
Comportamento, promoções e merchandising
Marchesini entende que quando a criança consegue visualizar, alcançar e pegar o produto que deseja na gôndola, ela se envolve diretamente no comportamento de compra dos seus pais ou responsáveis “Elas começam a tentar convencer os pais a finalizarem a compra. A altura ideal dos produtos nas gôndolas é pensada para que a criança tenha autonomia na escolha, e isso potencializa as vendas", explica o coordenador de MBAs da FGV.
Além de reorganizar o layout das lojas para dar mais acessibilidade às crianças, as redes varejistas também estão investindo em ações promocionais que falam diretamente aos pais. "Os pais costumam aproveitar as promoções, principalmente de produtos como chocolates e biscoitos, para satisfazer os desejos dos filhos. É fundamental que essas campanhas toquem o lado emocional das famílias, despertando o desejo de agradar as crianças”, afirma Marchesini.
O visual merchandising funciona como uma ferramenta de conquista para as redes varejistas atraírem tanto as crianças quanto os pais e, segundo Fernando Marchesini, aplicar essa técnica é essencial: "O Dia das Crianças é uma data muito importante na mente das crianças. Ao criar ambientes lúdicos e coloridos, com produtos dispostos de forma estratégica, o supermercado desperta o lado emocional, fazendo com que as crianças convençam seus pais a comprar", analisa.
Categorias de destaque e promoções bem direcionadas
Brinquedos, doces e produtos licenciados de personagens populares são algumas das categorias mais priorizadas pelos supermercados neste período e o especialista da FGV destaca uma boa oportunidade de vendas para itens como chocolates, balas e biscoitos recheados. “São produtos que chamam a atenção das crianças nas gôndolas e são pedidos quase irresistíveis para os pais. Promoções conjuntas com marcas renomadas também têm um impacto positivo, pois elas despertam a emoção tanto dos pais quanto das crianças. Essas parcerias ajudam a criar campanhas mais atrativas e ofertas que conectam o emocional com a decisão de compra, incentivando o consumo por impulso”, ensina o coordenador de MBAs da FGV.
Para o especialista, com o aumento da influência das crianças na decisão de compra, as redes varejistas estão cada vez mais atentas a esse comportamento. "A decisão de compra tem sido cada vez mais guiada pelas crianças. Por isso, é fundamental que as promoções sejam bem direcionadas e que os produtos estejam dispostos de forma a facilitar essa escolha. Se as estratégias forem bem executadas, as chances de os pais serem convencidos a atender os desejos dos filhos são altíssimas", finaliza Marchesini.
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