Por Redação
8 de março de 2024Tendência nostalgia no varejo: raspadinhas viram trunfo para ações de cashback
Rede Peruzzo usa famosos bilhetes premiados em ação de aniversário que impulsionou ticket médio nas lojas
O varejo brasileiro está revivendo o sucesso das ‘raspadinhas’ com prêmios instantâneos. Hoje, porém, esta clássica estratégia dos anos 1990, integra o modelo de cashback oferecido por empresas do varejo, como a rede de supermercados Peruzzo. Os tradicionais bilhetes premiados foram o cerne da campanha de aniversário da empresa no final de 2023, onde a ação distribuiu raspadinhas com prêmios em dinheiro para compras acima de R$50,00. De acordo com Lindonor Peruzzo Junior, vice-presidente da rede, a ação feita em outubro do ano passado aumentou em 39% os gastos dos clientes em suas compras, se comparado ao mesmo mês de 2022.
Para Lindonor, as raspadinhas usadas em campanhas promocionais podem trazer diversos benefícios para as lojas. “Os bilhetes premiados incentivam os clientes a gastarem mais, aumentando o ticket médio de compra. Além disso, a emoção da possibilidade de ganhar prêmios cria um engajamento positivo e fideliza os clientes. Campanhas com raspadinhas têm o apelo de oferecer uma experiência divertida e interativa aos consumidores e a possibilidade de ganhar um prêmio motiva as pessoas a participarem mais ativamente das promoções”, explica o VP da rede Peruzzo.
Tecnologia e desafio na comunicação
Tanto o aspecto lúdico, quanto a possibilidade de ganho imediato contribuem para a popularidade das raspadinhas e, segundo Peruzzo Junior, a tecnologia tem papel crucial nesse tipo de campanha por facilitar a gestão e a distribuição das raspadinhas. “A ação pode ser implementada digitalmente em aplicativos móveis ou sites, o que simplifica a participação e rastreamento dos resultados. Também permite uma abordagem mais personalizada, adaptando as ofertas conforme o perfil do cliente”, afirma.
Sheila Moura, diretora de varejo da IZIO&Co, plataforma de soluções para a cadeia varejista, conta que foram necessários 15 dias para a implementação do sistema de raspadinhas da rede Peruzzo. Para a executiva, o principal desafio que esta ferramenta traz para as lojas varejistas está na comunicação com o shopper. “Uma comunicação 360º é a chave do sucesso para essa operação, especialmente na frente de caixa. No último ponto de contato do cliente, ela pode fazer toda a diferença no resultado da ação e no encantamento do cliente”, diz a diretora de varejo da IZIO&Co.