Por Redação
30 de dezembro de 2024Tendências de consumo no verão: como os supermercados podem transformar a experiência do cliente e conquistar fidelidade
Em meio à alta demanda sazonal, supermercados encontram na inovação e na personalização as chaves para atrair consumidores e impulsionar vendas
De acordo com um estudo recente da NielsenIQ, o verão registra um aumento de até 35% no consumo de produtos sazonais como sorvetes, bebidas geladas e itens de churrasco. Esse comportamento destaca a necessidade que os supermercados têm de adaptarem suas estratégias para atender às demandas da estação mais quente do ano, oferecendo uma experiência de compra diferenciada e fortalecendo a relação com os clientes.
Para Dino Gueno, professor de varejo da ESPM, a interação direta com esses produtos pode aumentar as vendas por impulso. “Uma ideia disruptiva é criar ‘ilhas de frescor’, onde os clientes possam experimentar produtos típicos do verão em ambientes refrigerados e decorados. Também recomendo a extensão do horário de funcionamento em determinadas regiões, permitindo maior flexibilidade para os consumidores durante os dias de calor intenso”, sugere.
Mariana Munis, professora de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie, reforça a ideia de ambientações temáticas. “Espaços decorados com itens de praia, protetor solar e bebidas podem criar uma experiência instagramável, atraindo clientes e aumentando o engajamento. Também sugiro o uso de retail media para coletar dados sobre o impacto das iniciativas no ponto de venda”, afirma.
Identificação de tendências e promoções alinhadas
Para antecipar tendências, Gueno destaca o papel da análise de dados. “Ferramentas como Google Trends e startups especializadas ajudam a mapear padrões de consumo e criam insights para campanhas sazonais. Aplicativos de fidelidade também são usados como fontes valiosas para entender os hábitos dos consumidores e direcionar promoções”, ensina o professor da ESPM.
Para Munis, as redes varejistas devem trabalhar em parceria com a indústria para alinhar sortimentos aos principais “trends” das mídias sociais. “Transformar essas tendências em experiências no PDV é essencial para criar uma narrativa única e imersiva”, explica. Segundo a professora de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie, programas de fidelidade também podem ser adaptados para oferecer experiências alinhadas ao verão. “Uma ideia é o ‘Passaporte de Verão’, onde os clientes acumulam pontos ao adquirir produtos sazonais e os trocam por prêmios relacionados ao verão”, emenda Dino Gueno.
Para Mariana Munis, a segmentação é essencial para o sucesso das ações de fidelidade. “Com o uso de IA e comportamento de compra, é possível criar mensagens direcionadas que conectem os clientes com situações específicas, como festas de fim de ano ou reuniões familiares”, afirma.
Eficiência operacional e estoque inteligente
De acordo com Gueno, equilibrar tendências de consumo e eficiência operacional requer planejamento cuidadoso neste período do ano. “A flexibilidade operacional e a análise preditiva são cruciais para entender e atender demandas sazonais. É importante realizar colaborações com fornecedores para modelos de estoque consignado em categorias voláteis, como bebidas premium e frutas tropicais”, explica o professor da ESPM.
Munis reforça que o sucesso depende da colaboração entre equipes internas junto com a indústria. “O trabalho conjunto entre compradores, merchandising e atendimento garante que as tendências sejam aproveitadas sem comprometer a operação”, completa a professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Muito propício em esta época .