Por Redação
18 de novembro de 2024Varejo supermercadista aposta no modelo 24 horas para atender demanda do consumidor
Em entrevista para a SuperVarejo, Marco Alcolezi, diretor de Hipermercado do Carrefour Brasil diz que essa estratégia busca proporcionar flexibilidade e fortalecimento de laços com o shopper
Com a crescente demanda por conveniência e flexibilidade, o modelo de operação 24 horas vem ganhando força no varejo supermercadista brasileiro. A estratégia, adotada por diversas redes do setor reflete uma transformação no comportamento do consumidor, que busca opções de compra adaptadas a rotinas diversas.
A adoção desse modelo estendido de operação também é uma forma de as redes ampliarem competitividade. Além de atender a públicos variados, o funcionamento 24 horas também fortalece a presença das marcas em regiões estratégicas.
Visando esses pontos, o Carrefour Brasil investiu no modelo de operação 24 horas para sete de suas unidades. Destas, cinco estão localizadas no estado de São Paulo, uma no Paraná e outra em Goiás. Em entrevista para a SuperVarejo, Marco Alcolezi, diretor de Hipermercado do Grupo Carrefour Brasil, revela que a estratégia busca atender à crescente demanda por maior flexibilidade de horários e fortalecer a relação com consumidores locais.
"Quando escolhemos as unidades para receberem esse formato, observamos que todas atuavam há muitos anos nas respectivas regiões e recebiam um alto fluxo de público diário, gerando até uma relação de afetividade entre a marca e os consumidores", explica Alcolezi. Ele ressalta que a decisão de ampliar o horário reflete a preocupação do grupo em atender as necessidades dos clientes, oferecer mais conveniência e praticidade, além de contribuir para uma experiência de compra mais assertiva.
Os desafios do funcionamento 24 horas
A operação ininterrupta exige ajustes, como mudanças na segurança, logística e gestão de equipes. Segundo Alcolezi, o maior desafio está na adaptação da operação para garantir um funcionamento regular da loja em todos os horários. “As lojas (com funcionamento 24h) oferecem os mesmos serviços e produtos que os clientes encontram ao longo do dia e, ainda que o quadro de funcionários seja menor, os profissionais são distribuídos de acordo com as atividades necessárias para um pleno funcionamento, incluindo a segurança”, diz o diretor.
Outro ponto estratégico é a gestão de estoque e abastecimento. “A maioria dos nossos processos de gestão de estoque, recebimento e abastecimento já aconteciam durante as atividades das lojas. Mas recentemente passamos a aumentar o espaço dos produtos mais vendidos, usando os próprios paletes na exposição, diminuindo a frequência de reposição e, consequentemente, a ruptura. Tudo isso contribui para garantir uma operação durante as 24 horas do dia, inclusive nas madrugadas”, destaca Alcolezi.
O Carrefour Brasil também percebeu diferenças no comportamento de compra dos consumidores noturnos, que incluem tanto aqueles que realizam grandes compras em horários alternativos sendo esse o único momento que a rotina permite quanto quem procura itens práticos para emergências, principalmente o público mais jovem, que escolhe produtos práticos antes de ir a festas e eventos. Para atender a essa diversidade, a rede mantém os mesmos serviços e promoções diurnas durante a madrugada.
Expansão do modelo
O sucesso das operações 24 horas incentiva o Carrefour a considerar a expansão do modelo para novas unidades. "A ideia é ter mais lojas funcionando nesse formato, mas seguimos analisando as demandas de cada localidade antes de tomar decisões", pontua Alcolezi.