Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
18 de novembro de 2024

Varejo supermercadista aposta no modelo 24 horas para atender demanda do consumidor

Em entrevista para a SuperVarejo, Marco Alcolezi, diretor de Hipermercado do Carrefour Brasil diz que essa estratégia busca proporcionar flexibilidade e fortalecimento de laços com o shopper

Com a crescente demanda por conveniência e flexibilidade, o modelo de operação 24 horas vem ganhando força no varejo supermercadista brasileiro. A estratégia, adotada por diversas redes do setor reflete uma transformação no comportamento do consumidor, que busca opções de compra adaptadas a rotinas diversas.

LEIA TAMBÉM

A adoção desse modelo estendido de operação também é uma forma de as redes ampliarem competitividade. Além de atender a públicos variados, o funcionamento 24 horas também fortalece a presença das marcas em regiões estratégicas.

Visando esses pontos, o Carrefour Brasil investiu no modelo de operação 24 horas para sete de suas unidades. Destas, cinco estão localizadas no estado de São Paulo, uma no Paraná e outra em Goiás. Em entrevista para a SuperVarejo, Marco Alcolezi, diretor de Hipermercado do Grupo Carrefour Brasil, revela que a estratégia busca atender à crescente demanda por maior flexibilidade de horários e fortalecer a relação com consumidores locais.

"Quando escolhemos as unidades para receberem esse formato, observamos que todas atuavam há muitos anos nas respectivas regiões e recebiam um alto fluxo de público diário, gerando até uma relação de afetividade entre a marca e os consumidores", explica Alcolezi. Ele ressalta que a decisão de ampliar o horário reflete a preocupação do grupo em atender as necessidades dos clientes, oferecer mais conveniência e praticidade, além de contribuir para uma experiência de compra mais assertiva.

Os desafios do funcionamento 24 horas

A operação ininterrupta exige ajustes, como mudanças na segurança, logística e gestão de equipes. Segundo Alcolezi, o maior desafio está na adaptação da operação para garantir um funcionamento regular da loja em todos os horários. “As lojas (com funcionamento 24h) oferecem os mesmos serviços e produtos que os clientes encontram ao longo do dia e, ainda que o quadro de funcionários seja menor, os profissionais são distribuídos de acordo com as atividades necessárias para um pleno funcionamento, incluindo a segurança”, diz o diretor.

Outro ponto estratégico é a gestão de estoque e abastecimento. “A maioria dos nossos processos de gestão de estoque, recebimento e abastecimento já aconteciam durante as atividades das lojas. Mas recentemente passamos a aumentar o espaço dos produtos mais vendidos, usando os próprios paletes na exposição, diminuindo a frequência de reposição e, consequentemente, a ruptura. Tudo isso contribui para garantir uma operação durante as 24 horas do dia, inclusive nas madrugadas”, destaca Alcolezi.

O Carrefour Brasil também percebeu diferenças no comportamento de compra dos consumidores noturnos, que incluem tanto aqueles que realizam grandes compras em horários alternativos sendo esse o único momento que a rotina permite quanto quem procura itens práticos para emergências, principalmente o público mais jovem, que escolhe produtos práticos antes de ir a festas e eventos. Para atender a essa diversidade, a rede mantém os mesmos serviços e promoções diurnas durante a madrugada.

Expansão do modelo

O sucesso das operações 24 horas incentiva o Carrefour a considerar a expansão do modelo para novas unidades. "A ideia é ter mais lojas funcionando nesse formato, mas seguimos analisando as demandas de cada localidade antes de tomar decisões", pontua Alcolezi.

Deixe seu comentário