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Varejo
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Por Redação
17 de janeiro de 2025

Volta às aulas: 6 dicas para o supermercado trabalhar a categoria de papelaria

Seção de bazar pode ganhar força extra na sazonalidade com as estratégias certas para atrair o cliente

Com a chegada do período de volta às aulas, os supermercados se tornam uma alternativa prática e econômica para a compra de material escolar. Oferecendo desde itens básicos, como cadernos e lápis, até mochilas e materiais de organização, as lojas se dedicam a ampliar o sortimento para atender as necessidades das famílias.

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Alguns fatores, no entanto, exigem atenção para vender mais e melhor. Confira 6 sugestões simples, mas eficientes:

1. Destaque a sazonalidade

Em geral, supermercados com setores de papelaria têm um sortimento normal presente ao longo do ano, mas ele ocupa um espaço pequeno na loja. No período de volta às aulas, além de ampliar esse espaço é preciso também aumentar a variedade de itens. Se não houver gôndolas, a dica é utilizar pontos extras - ou ilhas temáticas, se for possível - e destacar os produtos nas filas dos caixas.

2. Não se esqueça dos indispensáveis

Entre os produtos que não podem faltar estão os cadernos espirais, lápis, lápis de cor, canetas esferográficas, borrachas, apontadores e pacotes de papel sulfite. Lojas com espaço extra para mais SKUs podem adicionar pastas de organização, lancheiras e até mochilas. É válido lembrar que as as escolas fornecem a lista de compras de itens de papelarias e de livros, então supermercadistas que puderem acessar essas informações podem abastecer as gôndolas com os produtos solicitados e divulgarem os materiais escolares via panfletos, redes sociais e/ou WhatsApp. Ter em mente o público-alvo e seu poder aquisitivo ajuda a abastecer as gôndolas com as mercadorias certas.

3. Capriche na exposição

A ambientação estratégica faz toda a diferença - então por que já começar com alguma ação de merchandising perto da entrada? Displays, pilhas e cartazes promocionais também geram bons resultados, principalmente se a estratégia for feita em parceria com a indústria. A volta às aulas também marca um período de interesse sazonal por personagens da TV e do cinema que as crianças, em especial, costumam gostar. Apostar no apelo desses personagens para criar a ambientação também pode gerar boas vendas.

4. Busque apoio da indústria

A indústria costuma oferecer condições comercial especiais para os varejistas e para os donos de papelaria poderem estocar previamente os produtos para serem vendidos, porque eles são vendidos muito rapidamente e em um período muito concentrado. Outra forma de apoio, não muito recorrente, mas eficaz, é a distribuição de amostras grátis - um lápis, por exemplo - para chamar a atenção para uma linha completa de produtos.

5. Invista no cross merchandising

Na sazonalidade, o caderno é o item mais procurado e o que gera tráfego no ponto de venda. É a partir dele que todos os itens complementares devem ser expostos. Então, o ideal é promover uma exposição da solução de compra para o cliente olhar, bater o olho, entender que tudo o que ele precisa está lá e evitar o erro de esquecer um dos itens. Outra possibilidade é cruzar os itens de papelaria com produtos de higiene pessoal que têm a ver com a dinâmica da escola, como lenços umedecidos, escovas e e pastas de dente infantis e sabonetes. Montar eixos temáticos a partir de personagens também pode chamar a atenção.

Se a loja tiver uma área de lancheira, por exemplo, dá para valorizar os modelos com personagens e colocá-las ao lado do suquinho ou da bolacha que têm a ver com a animação ou com o filme.

6. Faça promoções

Além das promoções do tipo "compre x e leve y" ou com prêmios, é possível buscar parcerias com escolas de idiomas ou com alguma atividade esportiva para desconto. Janeiro marca um período quem as pessoas, em geral, estão com o bolso apertado após as festas de fim de ano e viagens de férias. Uma promoção pode ser muito interessante, assim como montar kits ou cestas com diversos materiais escolares e oferecer um desconto pelo pacote.

Fontes: Nelson Beltrame, professor da FIA Business School; Ricardo Pastore, professor e coordenador do núcleo de varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), e Roberto Flores Falcão, coordenador do MBA em Gestão de Negócios da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

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