Por Vitor Garcia
17 de maio de 2022Confira as palestras que aconteceram no palco "Experiência de Compra"
O espaço trouxe temas referentes ao novo consumidor e às novas formas de se relacionar com eles por parte dos varejistas
Na primeira palestra do auditório de Experiência de Compra, especialista Eduardo Yamashita fala sobre como atender às novas necessidades do shopper.
O diretor de operações da Gouvêa Ecosystem trouxe alguns insights para as operações de varejo que querem aumentar sua relevância junto aos novos consumidores. Confira os principais:
Trabalhe para ser um supermercado empoderado por dados - utilize informação de venda e de comportamento do consumidor para decidir sortimento, localização, preço etc.
Torne a sua loja física um grande ponto de experiência ? muito além da degustação, pense em ações que melhorem a jornada de compra e ajudem a fidelizar o cliente.
Organize sua operação para funcionar como um centro de distribuição eficiente e ágil- a tecnologia pode ajudar a aumentar a produtividade na separação dos produtos vendidos online, e a diminuir, cada vez mais, o tempo de entrega ao consumidor, gerando um enorme diferencial competitivo.
O mundo Drika e o relacionamento com o consumidor
Em sua apresentação no auditório de Experiência de Compra, Bruno Busquet falou sobre como criar engajamento e gerar negócios a partir do relacionamento e da entrega de conteúdo.
O presidente do POPAI Brasil e da Associação Brasileira de Marketing no Varejo iniciou sua palestra, na manhã de hoje, durante a APAS SHOW, explicando o conceito do ?mundo Drika?, que poderá substituir as expressões ?mundo VUCA? e ?mundo BANI?, anteriormente utilizadas para explicar momentos distintos do consumidor em contextos específicos, com reflexos na maneira de comprar e de se relacionar com marcas.
Em referência ao ?mundo Drika?, fala-se, basicamente, de diversidade, relatividade, inclusão, conhecimento e autenticidade. E todos esses pontos, segundo o palestrante, devem ser considerados no momento de se comunicar com o shopper na atualidade. ?É preciso ter um tom de voz de especialista, colaborativo e provocativo, para se conectar a esse consumidor?, disse.
Ele frisou a importância de que as marcas produzam conteúdos para criar essa conexão, que atendam a esses três pré-requisitos. Para falar como especialista, é necessário escolher um tema sobre o qual se tenha realmente domínio. Para ser colaborativo, é fundamental entregar algo, gratificar com o próprio conteúdo. Por fim, para ser provocativo, é essencial instigar o consumidor a pensar.
?Esse tipo de conteúdo, always on e multicanal, é que vai criar engajamento e gerar negócios?, afirmou.
Programas de relacionamento: conheça o case Savegnano
Durante palestra no auditório de Experiência de Compras, Danilo Nascimento, sócio-diretor da Propz, apresentou o caso de sucesso.
Na ocasião, José Sarrassini, vice-presidente Comercial e de Logística da Savegnago Supermercados, também compartilhou suas experiências no uso de CRM com inteligência suportando a alavancagem de vendas. Em 2021, a rede já trabalhava com 81% das vendas identificadas e contava com 2,7 MM de clientes cadastrados. No ano passado, promoveu mais de 100 campanhas únicas por mês e mais de 50 MM de ativações personalizadas. O executivo contou que, graças à estratégia adotada, a cada R$ 1 investido em canal, o retorno foi de R$ 5,23 de margem incremental.
Baseando-se nessa experiência, Nascimento deu mais algumas orientações para outros supermercados que queiram estabelecer um programa de relacionamento promissor, em quatro passos: 1) digitalizar o fluxo recorrente de consumidores, 2) estabelecer canais proprietários de relacionamento, 3) ativar clientes de forma personalizada e 4) gerar inteligência analítica, aprendendo com as ações tomadas.