Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Artigo
...
Por Redação
4 de novembro de 2025

Sinalização digital ou anúncios digitais nas telas dos supermercados?

Confira o novo artigo exclusivo de Kátia Bello, arquiteta e CEO da OpusDesign, para a SuperVarejo

Talvez quando você leu o título possa ter parecido redundância, ou pode ter vindo à sua mente a rentabilidade dos contratos comerciais dos anúncios veiculados nos painéis de LED dos supermercados.

LEIA TAMBÉM
Lojas físicas e coisas que o dinheiro não pode comprar
Entra e fica à vontade, que a casa (ou a loja) é sua!

Anúncios digitais

O fluxo de pessoas que passam pelos supermercados e a recorrência com que os clientes retornam à loja, fazem das telas instaladas nas lojas físicas excelentes mídias para as empresas promoverem seus produtos, marcas e serviços, se comunicando com o público final no exato momento de decisão de compra. Isto é amplamente sabido e pode ser inclusive metrificado, avaliando a eficiência das comunicações e gerando contratos comerciais oriundos das veiculações, adicionando receita para as lojas. Portanto os anúncios digitais nas telas dos supermercados têm seu valor definido. Agora qual é a diferença entre fazer somente anúncios ou ter uma sinalização digital estratégica?

Sinalização digital

A sinalização digital estratégica contemplará toda a jornada de compra, desde o momento que o cliente se aproxima do supermercado até o momento que ele sai. Pensar em todo o sistema de sinalização digital integrado abre uma gama de oportunidades de comunicação para entregar a mensagem certa em cada parte do percurso.

A eficiência da sinalização virá do entendimento de qual tipo de mensagem e conteúdo será mais relevante em cada momento de compra. Tudo começa com o mapeamento das oportunidades, que propicia a definição de posições e quantidades de equipamentos e ainda na etapa de projeto permite prever toda a infraestrutura necessária para a instalação dos mesmos. É essencial prestar atenção na definição (pixel) dos painéis de LED escolhidos, na qualidade gráfica da comunicação e no planejamento da veiculação das mensagens, que podem inclusive conter informações em tempo real, variar de acordo com a hora, o dia, entregando conteúdo relevante inclusive para as sazonalidades do negócio.

Áreas internas e externas

Os painéis de LED não precisam estar restritos à parte interna da loja, eles podem iniciar a comunicação com o cliente desde a fachada da loja, totens externos e áreas de estacionamento. Na parte interna podemos planejar o momento de chegada na entrada da loja, o momento de compra onde há a decisão do que colocar no carrinho e o momento de saída da loja (tanto checkouts como saídas de pedestres e veículos). No momento de compra, a sinalização digital planejada pode trabalhar pontos de atenção aliados com as estratégias das categorias e não se limitar aos painéis de Led na parte aérea da loja, mas colocá-los também no mobiliário, inclusive com telas interativas, visando maior conexão com os clientes. Uma dica importante é testar na fase de projeto, o tamanho e a quantidade das telas em maquetes eletrônicas 3D do espaço, para evitar excesso de informação e poluição visual, o que poderia causar desconforto aos clientes diminuindo sua permanência na loja e prejudicando as vendas.

Planejamento e implantação

Cada segmentação de momento de compra e área da loja pode ter uma comunicação diferente ligada à estratégia, de maneira que o projeto da sinalização contemple os melhores ângulos de visão, tamanhos de painéis de acordo com a distância de leitura e incidência de luz que facilitarão a compreensão da mensagem. O ideal é que em lojas novas, a sinalização digital nasça integrada ao projeto de arquitetura e design da loja, para que tudo fique eficiente e harmônico cumprindo a função de promover e anunciar (anúncio digital), mas também de ajudar no processo de compra, informar, orientar, reforçar, ambientar e posicionar marcas nas lojas físicas.

Espaços físicos

Cada loja é um caso especial. O espaço físico, a estrutura técnica e o posicionamento das telas variam, mas todos esses elementos podem ser ajustados de forma estratégica para potencializar a sinalização digital e os anúncios digitais. Hoje, é possível integrar diferentes formatos (de telões e totens, a tablets), criando uma comunicação envolvente e eficaz. Uma coisa é certa: as telas são pontos de contato poderosos, capazes de impulsionar vendas, fortalecer a marca e enriquecer a experiência de compra!

Pense nisto!! @katiabelloopus

Deixe seu comentário