Por Redação
3 de julho de 2024Produtos de limpeza atingiram US$ 7,5 bilhões em faturamento em 2023
A produção teve crescimento de 5,6%, comparado a 2022
A ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional anunciou seus dados e análises sobre o desempenho da indústria de produtos de limpeza no Brasil em 2023, cuja produção cresceu 5,6%. O faturamento atingiu US$ 7,5 bilhões, ante US$ 7 bilhões em 2022.
LEIA TAMBÉM
Produtos de limpeza apresentam alta de 11,4% no primeiro quadrimestre de 2024
Setor de produtos de limpeza cresce em produção no mês de março
“O Brasil é o quarto maior mercado de saneantes do mundo e vem tendo protagonismo na América Latina”, disse Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.
De acordo com Cláudio Czarnobai, diretor da Nielsen, responsável pelos estudos divulgados da ABIPLA, a cesta de produtos de limpeza corresponde a 6% dos gastos dos consumidores. E o desejo de economizar está fazendo com que eles busquem novos formatos e linhas de produtos.
No caso dos desinfetantes, ganharam recipientes maiores e de marcas mais acessíveis. E a busca por roupas mais perfumadas impulsionou o segmento de amaciantes, no qual uma parte dos fabricantes também apostou em embalagens de maior capacidade.
A ABIPLA realizou, recentemente, um estudo que revelou que os produtos informais respondem por 11% do mercado de limpeza doméstica e 17% na limpeza profissional.