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Especial
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Por Nelson Baptista
24 de março de 2023

Confira o painel "As mudanças na perspectiva do varejista" do POPAI Brasil

Executivos do setor se reuniram para comentarem os principais pontos abordados durante a Euroshop 2023

O POPAI Brasil e a RETAIL Experience realizaram, nessa terça-feira (21), o Pós-EuroShop 2023. Considerada a maior feira para a indústria do varejo, a EuroShop acontece a cada três anos e em 2023 foi em Düsseldorf, na Alemanha. O evento do POPAI Brasil aconteceu em São Paulo (SP), no Espaço APAS, POPAI Brasil e RETAIL Experience reuniram executivos do setor para comentarem os principais pontos abordados durante a feira. 

O painel ?As Mudanças na Perspectiva do Varejista?, mediado por Silvio Laban, professor de marketing da Insper contou com a presença da Mayra Lopes, membro do conselho de acionistas do Lopes Supermercados; Edevaldo Retondo, diretor administrativo do Grupo Montekall e Alexandre Bertaglia, diretor de operações da Tauste Supermercados. 

Mayra Lopes iniciou o bate-papo comentando que as visitas técnicas foram o que mais a marcaram na viagem, onde viu a preocupação dos supermercadistas europeus com seus consumidores. Além das experiências diferentes das lojas que visitaram, a exposição dos produtos e a iluminação focada em cada um dele. ?Chamou minha atenção a questão de não ter a loja como um mero apresentador do produto, elas são aconchegantes e decoradas. A tecnologia de self checkout está muito em prática lá fora e funciona muito bem, esse refinamento foi muito interessante?, diz.

Durante o painel, os participantes comentaram sobre o que poderiam trazer para o varejo brasileiro e como a inclusão de serviços pode equilibrar os preços. ?Hoje o serviço vai ditar a sua sobrevivência, as empresas estão se tornando cada vez mais especialistas no que fazem, só que o serviço do nosso negócio é a sobrevivência. Se não entregar com qualidade e preço justo, o cliente não retorna. Percebemos que o serviço que eles agregam são de alto nível e o cliente paga pelo que vale. Cada negócio, cada marca tem um preço e precisamos saber se estamos posicionados onde atuamos para atender esse público. Até as lojas, que abominavam esse serviço, já perceberam que não tem como ficar nesse caminho, o digital vem acabando com isso e vem mostrando que o produto é o mesmo em qualquer loja e o preço é o mesmo, a diferença mínima de um do outro, e o cliente vai buscar o melhor atendimento?, comenta Alexandre Bertaglia, diretor de operações da Tauste Supermercados. 

Laban finalizou o painel comentando sobre a tecnologia que está sendo aplicada cada vez mais em questões ligadas a omnicanalidade. Algumas lojas não têm presença no mundo digital, ao contrário de outras e como isso pode ser um paralelo na nossa realidade. ?Essa questão de omnicanalidade está sendo do jeito que tinha que ser, mas passa despercebido para quem não está procurando a interação do físico com o digital. Há empresas que não estão preocupadas com a tecnologia nesse momento, já outras que estão muito mais avançadas nesse quesito?, finaliza Edevaldo Retondo, diretor administrativo Grupo Monketall.  

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