Por Redação
7 de janeiro de 2026SV TÁ ON: os desafios da sustentabilidade no varejo alimentar
Para conversar sobre o assunto, o podcast da SuperVarejo recebeu Thiago Pietrobon, biólogo, consultor de Sustentabilidade e sócio-fundador da Ecosuporte
Sustentabilidade hoje é uma das principais pautas do varejo supermercadista, uma vez que, tanto consumidores, assim mesmo como a sociedade e o planeta, demandam cada vez mais por ações concretas, em todos os setores da economia. Para falar sobre o tema, o podcast da SuperVarejo conversou com Thiago Pietrobon, biólogo e consultor, que iniciou o bate papo falando sobre como tem se dado o crescimento da pauta no setor supermercadista.
LEIA TAMBÉM
SV TÁ ON: como foi 2025 para o Retail Media e o que deve avançar em 2026
SV TÁ ON: as estratégias da Kellanova no Brasil e as mudanças na companhia nos últimos anos
“O varejo tem acompanhado a evolução do tema como um todo. Esse assunto já era mais quente na indústria e temos feito essa ponte, trazendo o que já era padronizado para um ambiente varejista que é mais aberto a experiências. E é claro temos tido a sorte de ter parceiros e amigos que nos permitiram fazer muitas dessas experiências sobre o que seria essa adaptação e esse diálogo para o setor varejista. E temos evoluído, saindo daquele cenário somente das lojas verdes, sem abandonar os conceitos anteriores e agregando outros novos”, explicou.
Fazendo uma “ponte” direta com o supermercado, o especialista ressaltou que não é possível tratar de ações e ganhos no campo sustentável, sem que as estratégias passem pelo campo da eficiência operacional das lojas. “A porta de entrada para o varejo nessas questões tem sido a eficiência energética, que traz um retorno fácil de ser entendido. Reduzir o impacto ambiental pela eficiência energética é bom para todo mundo. Mas existem outras questões maiores, e no caso do varejo alimentar, é a dependência grande dos sistemas de refrigeração e climatização, quanto do tipo de gás que está sendo usado dentro dos equipamentos”, ressaltou.
Pietrobon também ressaltou a crescente atenção que o varejo alimentar tem dado para a questão da eficiência energética. “Quando se trata de energia, temos dois olhares. O primeiro é de onde está essa energia tem vindo. Hoje é possível comprar energia mais barata e renovável, que é o processo do mercado livre de energia, ou ainda obter energia através de painéis solares, etc. Temos uma série de mudanças que tem acontecido no setor de energia, e cada rede varejista pode escolher a melhor opção”, analisou.
Em sua carreira, o consultor participou de diversas edições da Cop (Conference of the Parties ou Conferência das Partes), que são reuniões anuais da ONU para discutir e negociar ações sobre as mudanças climáticas. O especialista também esteve presente ne edição 30 do evento, que reuniu líderes globais no Brasil em 2025, e compartilhou durante o episódio um pouco das suas percepções. “Hoje nas Cops temos falado muito menos de mudanças climáticas, e muito mais sobre economia e direito ambiental. O evento tem esse aspecto em que tudo que é discutido e negociado é preciso chegar em um consenso. E na última edição em 2025, não estávamos em um momento de se achar o melhor consenso para todos. Dessa forma existia uma possibilidade e não termos um texto aprovado, mas houve um texto aprovado. Isso traduz que estamos concordando mais e discordando menos”, ressaltou.
Confira o episódio completo no link abaixo: