Por Vitor Garcia
7 de março de 2023Conheça Fabiana Bracco, conhecida por tornar sustentável a vinícola Bracco Bosca
Cantu destaca a força feminina dos vinhos do Uruguai
Em homenagem ao Mês da Mulher, a Cantu, importadora de vinhos, escolheu cinco nomes femininos, entre tantos outros, que se destacam no mundo do vinho em seu portfólio. As homenagens serão feitas ao longo de todo o mês e o segundo nome que rouba a cena é de Fabiana Bracco, embaixadora do vinho no Uruguai e líder da vinícola Bracco Bosca, que ficou conhecida por fazer vinhos cheios de energia.
Tudo começou quando os avós de Fabiana se mudaram de Piemonte, na Itália, para o Uruguai, na região da Atlântida, Canelones, cultivando uva, e isso fez com que despertasse nela um amor pelo vinho. Na adolescência, estudou Relações Internacionais e fez uma pós-graduação em Marketing, o que a levou a fazer viagens incríveis e sempre incluiu o vinho em cada uma delas.
Em janeiro de 2016, Fabiana assumiu o controle da vinícola familiar fundada pelos seus pais e com isso iniciou um projeto único. Em poucos anos conseguiu transformá-la em uma vinícola sustentável que hoje está presente em mais de 21 países com seus vinhos.
Sempre criativa e inquieta, Fabiana coloca a mão na massa em todas as etapas da elaboração do vinho, desde etiquetar as garrafas até dar palpites em sua produção. Com ela, a vinícola passou a se destacar no mercado com vinhos premiums, o que antes eram somente vinhos de mesa.
Sempre esbanjando simpatia e conhecimento, em 2020, Fabiana ampliou o negócio da família e inaugurou o Viña Viva, uma pousada no meio dos vinhos para receber turistas, apreciadores da bebida e da natureza.
?Esse espírito empreendedor fez com que a vinícola Bracco Bosco esteja hoje entre as maiores exportadoras do Uruguai, com vinhos de altíssima qualidade e reconhecimento, entre eles, o vinho Gran Ombú Cabernet Franc, que foi eleito por cinco anos consecutivos o melhor do Uruguai?, conta Felipe Cesca, enólogo e coordenador de produtos da Cantu.
Além disso, Fabiana se destaca por falar seis idiomas e isso permitiu algumas oportunidades em sua carreira, como gerenciar por mais de 15 anos a parte comercial de várias vinícolas nacionais e internacionais, como em Mallorca, Mendoza e San Rafael. Fabiana também ajuda empresas nacionais com seus planos de internacionalização e faz parte da direção do instituto INAVI (Instituto Nacional de Viticultura).