Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Especial
...
Por Redação
26 de julho de 2024

De olho em um futuro mais sustentável

A indústria tem se mostrado atenta às embalagens e evoluem a produção com a adesão de materiais ecológicos

O mundo das embalagens está em constante evolução, buscando soluções cada vez mais sustentáveis e ecológicas. As últimas novidades nesse campo são animadores e demonstram um compromisso crescente com a preservação do meio ambiente. A indústria tem apostado na implementação de materiais de diferentes matérias-primas que geram menos resíduo ou que possuem um poder de contaminação mínimo.

LEIA TAMBÉM

Na mesma intenção, aumenta-se a quantidade de embalagens reutilizáveis, que ganham espaço em diversos setores, como alimentos e bebidas, incentivando o consumo consciente e reduzindo o descarte e acúmulo de plástico na natureza. Isto sem falar nos sistemas de recargas que permitem que os consumidores reabasteçam seus produtos em embalagens duráveis.

A indústria tem adotado algumas práticas para implementar materiais sustentáveis na composição dos produtos. É o caso da Coca-Cola FEMSA Brasil, algumas novidades são a utilização de resina reciclada nas embalagens, uma novidade que iniciou em 2020, quando a legislação brasileira permitiu a prática. A mudança começou com a água Crystal, em outubro daquele ano e posteriormente outros produtos, como Sprite e Coca-Cola Original e Sem Açúcar, passaram a ter o mesmo material.

A utilização de resina proveniente da reciclagem de outras embalagens é fomentada pela sustentaPET, iniciativa de coleta pós-consumo e direcionamento de material PET criada pela Coca-Cola FEMSA Brasil e Coca-Cola Brasil em 2019. Cerca de 30% das nossas embalagens PET utilizam resina reciclada em sua composição

Outra frente que a companhia trabalha visando a sustentabilidade é a de embalagens retornáveis – atualmente corresponde a 15% do volume da marca.. A companhia também emprega esforços para reduzir a quantidade de material utilizado nas embalagens (frente de design) – redução no peso da tampa e redução de rótulos.

"Buscar a sustentabilidade no ciclo de vida das embalagens PET faz parte do compromisso da Coca-Cola FEMSA Brasil por um mundo sem resíduos. Nossa atuação abrange desde a sua composição, com o uso de resina reciclada e redução da quantidade de material empregado, até a reciclagem e o investimento em garrafas retornáveis. Com esse trabalho integrado, fomentamos a economia circular, preservando e otimizando recursos”, declara Tamires Silvestre, gerente de Comunicação Externa e ESG da Coca-Cola FEMSA Brasil

Acesse o Especial do Mês de julho e confira todas as notícias sobre: ESG

Deixe seu comentário