Por Redação
13 de dezembro de 2024Estratégias criativas para impulsionar vendas no varejo alimentar
Cross Merchandising e co-labs tem se mostrado importantes ferramentas para alavancar as vendas
Amplamente explorado no varejo com estratégias que associam produtos complementares em diferentes categorias, o cross merchandising é uma técnica de venda que sempre vale o investimento. Um exemplo clássico e eficiente é colocar molhos de tomate próximos a massas.
Essa abordagem facilita a experiência do cliente ao apresentar soluções completas e incentiva compras adicionais. Outras variações incluem o uso sazonal, como chocolates próximos a flores no Dia dos Namorados, ou a integração de itens de lifestyle, como roupas esportivas ao lado de suplementos alimentares.
Gustavo Mota, CEO do Grupo Mola, empresa de treinamento de vendas e negócios, reforça ue pequenos e médios negócios podem se beneficiar do Cross Merchandising ao aproveitar parcerias locais e usar a criatividade. "Uma padaria pode trabalhar com uma loja de vinhos para oferecer combos de queijos, pães e vinhos. Isso gera um grande impacto mesmo com recursos menores”, exemplifica.
Outra técnica que brilha os olhos do varejista - e do shopper - são as colabs entre grandes indústrias que permitem que negócios explorem públicos distintos de maneira criativa. Em um mercado cada vez mais competitivo, as colaborações no varejo alimentar são uma forma de as empresas se destacarem ao oferecer algo novo e relevante para seus consumidores. Elas permitem que marcas fortaleçam seus valores, aumentem a fidelização do cliente e gerem um impacto positivo no seu crescimento e sustentabilidade no mercado.
“Uma marca de café, por exemplo, pode se unir a uma marca de chocolates, criando kits exclusivos que ampliam a percepção de valor para os clientes. Essas parcerias não só geram inovação, mas também ajudam a fortalecer o branding e a conquistar novos mercados”.
No varejo alimentar, as colabs podem ocorrer de diversas formas, como parcerias entre marcas de alimentos, entre empresas do setor e influenciadores digitais, ou ainda entre marcas e entidades de sustentabilidade. Esses projetos geram um valor agregado significativo ao oferecer produtos exclusivos, edições limitadas e soluções que atendem a uma demanda específica do consumidor.
Além disso, as colaborações ajudam a fortalecer a presença da marca no mercado, pois ao unir forças com outras empresas, a visibilidade é ampliada e novos públicos podem ser alcançados. As colabs também são uma excelente maneira de estimular a inovação dentro do setor, já que diferentes perspectivas e expertises são combinadas para criar soluções mais criativas e eficientes.
Para que esta técnica dê certo, o CEO recomenda a aposta em elementos visuais que contem histórias. “Displays bem-sucedidos vão além de organizar produtos; eles criam cenários que inspiram os clientes a imaginar o uso das combinações em seu dia a dia. Sugiro o uso de iluminação estratégica, sinalizações claras e até demonstrações práticas. O cliente deve ser capaz de visualizar o benefício daquela combinação de forma imediata”, diz.