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Por Redação
6 de dezembro de 2024

Estratégias para o sucesso online

A transformação digital no varejo é uma realidade tornando a operação supermercadista competitiva no ambiente online

Os supermercados têm experimentado uma transformação digital significativa, à medida que os consumidores migram para o online em busca de conveniência, melhores preços e promoções. Para se destacar neste cenário competitivo, os supermercados precisam adotar estratégias eficazes de marketing digital que não apenas aumentem a visibilidade da marca, mas também fortaleçam o relacionamento com o cliente e melhorem a experiência de compra.

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O aumento das compras online é um fenômeno global, e os supermercados não podem deixar de participar desse movimento. Investir em um site de e-commerce ou em um aplicativo de compras personalizado, onde os consumidores possam escolher produtos, pagar e agendar entregas, é essencial para competir com gigantes do varejo. Oferecer funcionalidades como listas de compras personalizadas, recomendações de produtos e promoções exclusivas para usuários online também pode atrair mais clientes.

Para o redator publicitário Igor Francisco, que atua com produção de conteúdo online há mais de 10 anos, qualquer empresa precisa criar uma régua de relacionamento para engajar, monitorar e converter potenciais clientes em consumidores fiéis. “Ter um calendário de publicações bem definido, de acordo com datas e situações de consumo importantes para cada varejista, é uma estratégia importante para manter o público próximo, mostrando-se relevante e atento aos temas de interesse nos canais digitais” orienta.

O profissional ainda explica que o consumo de conteúdo online passa por métricas que as redes sociais definem nas quais os gestores do setor precisam estar atentos. “Hoje, as redes sociais priorizam formatos em vídeo, lives, collabs com outros parceiros, formatos que, para quem quer ser relevante precisa se adaptar. Pode observar que, ao abrir qualquer rede social, o que primeiro aparece costuma ver vídeos porque é um conteúdo de maior engajamento”.

Ele explica que o uso de palavras-chave em publicações, especialmente em blogs e páginas online, ajuda no rankeamento nos mecanismos de busca, como o Google. “Quanto mais um assunto que é tendência é comentado, mais chances ele tem de aparecer nas primeiras páginas de pesquisa, o que ajuda em mais visitas aos marketplaces e, consequentemente, em conversão nas vendas” pontua.

Outro ponto de atenção é no tráfego pago. Investir em anúncios pagos nas plataformas digitais (Google Ads, Facebook Ads, etc.) permite que os supermercados atinjam um público segmentado e aumentem a visibilidade de produtos específicos ou campanhas sazonais. Além disso, o remarketing, que envolve exibir anúncios para usuários que já visitaram o site do supermercado, pode ser uma estratégia eficaz para impulsionar conversões.

Outra estratégia promissora é o marketing de influenciadores. Supermercados podem estabelecer parcerias com influenciadores digitais, especialmente aqueles voltados para nichos como alimentação saudável, sustentabilidade ou dicas domésticas. Esses influenciadores podem divulgar produtos, ofertas e até mesmo criar conteúdo exclusivo, como receitas ou unboxings de produtos.

Confira o Especial do Mês durante dezembro para acompanhar todas as notícias sobre: marketing no varejo

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