Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Especial
...
Por Redação
21 de junho de 2024

Iluminação estratégica no comércio aumenta vendas em até 30%

Como o tipo de luz correto pode afetar o comportamento dos consumidores em um ambiente comercial

A iluminação é um elemento essencial em qualquer ambiente comercial que vai muito além de simplesmente iluminar o espaço. Ela desempenha um papel crucial na criação de uma atmosfera que influencia diretamente o comportamento dos consumidores. Quando aplicada de maneira adequada, a iluminação tem o poder de aumentar o estímulo de compra, transformando a experiência de compra em algo muito mais envolvente e persuasivo.

LEIA TAMBÉM

No cenário altamente competitivo do varejo, a iluminação saudável tornou-se uma ferramenta indispensável para criar experiências excepcionais para os consumidores e aumentar o estímulo de compra. A iluminação saudável contribui ainda para a sincronização do ciclo circadiano dos colaboradores e proporciona acolhimento, aconchego e conforto aos usuários, gerando um ambiente que os faz sentir-se seguros e à vontade para consumir mais.

Existem alguns produtos de iluminação, normalmente prescritos, onde pode-se determinar alguns parâmetros específicos para venda. Conforme o produto, é possível manipular as características da luz, para que ela reproduza mais fielmente cores, ou que possam estimular a compra, aumentando seus aspectos visuais.

“Por exemplo, uma carne, temos iluminadores que melhoram os aspectos visuais da carne, deixando-a com aspecto de mais fresca, assim como peixe e verduras. Uma cesta de maçãs, morangos, melancias, iluminados de forma prescrita, terão a cor vermelha muito mais viva, mais ressaltada e com aspecto de frutas mais frescas, e claro isso se reverte em maior venda do produto”, explica Adriana Tedesco, especialista em projetos de iluminação saudável.

O retorno nesse investimento é tão grande que, segundo uma das empresas que fabrica esse tipo de iluminador personalizado, a Led Professional, as vendas do estabelecimento podem aumentar em até 30% colocando lâmpadas personalizadas para ressaltar cada produto.

Mas como saber qual a iluminação correta? A especialista explica que o primeiro passo é saber exatamente o nicho do negócio e o público alvo, pois a iluminação precisa corresponder ao objetivo.

“A temperatura de cor é muito determinante para o sucesso do negócio, ela transmite de forma psicológica o conceito de uma loja. Se a loja pretende vender um produto mais acessível, de maior rotatividade, a luz precisa ser de temperatura de cor mais alta, mais branca, mas se a loja pretende vender um produto mais exclusivo, de valor maior agregado, precisa ter uma temperatura de cor mais baixa, mais amarela, pois essas sensações fazem com que o usuário já determine sua primeira impressão sobre o estabelecimento”.

Acesse o Especial do Mês de junho e confira todas as notícias sobre: Tendência de Mercado

Deixe seu comentário