Por Redação
16 de janeiro de 2024Inverno: como trabalhar as categorias de vinhos, queijos, massas
O Especial do Mês “Sazonalidade” da SuperVarejo dá dicas para fazer desse período um sucesso comercial para sua loja
A temporada mais fria do ano chega em meados de maio e com ela inúmeras possibilidades de aumentar as vendas de produtos típicos dessa época. Com o shopper em busca de conforto e aconchego, os supermercados viram um atrativo para espantar o frio e deixar o lar ainda mais acolhedor, seja para curtir com a família ou reunir os amigos. Não à toa, costumeiramente julho é um dos meses de maior venda no setor, ficando atrás somente de dezembro.
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A primeira imagem que a estação nos traz é de comidas gostosas, que aquecem o corpo e nos fazem mais felizes. Por isso, pensar no sortimento de alguns produtos pode fazer a alegria do shopper. A começar pelos queijos. Vale ampliar o mix deste produto, com importação de itens de diferentes partes do mundo e incluir as características deles em cartazes, folders ou mesmo nos canais digitais da empresa. Isso estimula o consumo e reforça a qualidade premium de algumas marcas. Os tipos mais comuns como parmesão e provolone também devem ter destaque porque são coringas no preparo de inúmeras receitas.
E se tem queijo, é preciso ter vinho. Já pensou em montar uma estação que una todas as combinações possíveis? Uma seção que reúne os rótulos que mais harmonizam com cada tipo de queijo, facilita e induz o cliente a compra. Outra ideia é montar cestas e kits que já trazem prontos esses itens, com orientações de consumo e sugestão de pratos. Remeter o aconchego da sua casa no estabelecimento é uma saída para estimular os negócios.
Outra ideia que pode movimentar as vendas é oferecer aos clientes pratos prontos para consumo, preparados pela própria equipe de cozinha do supermercado. Sopas e caldos são ótimas opções porque instigam o cliente a, em uma próxima ida, comprar os ingredientes para preparar suas próprias receitas. E claro, disponibilizar sugestões e passo-a-passo de preparo no site, redes sociais e aplicativos do mercado ajudam nessa missão.
Agora, existem ainda outras formas, tanto para espantar o frio, quanto para se proteger dele, e a sua loja deve estar abastecida com estes produtos. Destaque mantas, cobertores e lençóis térmicos para seu público. Muitas vezes são compras que as pessoas só se lembram da importância de comprar ao se deparar com elas. O mesmo vale para cuidados pessoais, como hidratantes, protetores labiais e outros utensílios que garantem mais saúde nos dias frios.
E, muito importante, mantenha seu e-commerce repleto de informações de opções para aqueles que não querem enfrentar o frio das ruas para abastecer a casa. Uma loja online completa, com possibilidades de desconto para as primeiras compras, segmentação de produtos e sugestões de consumo faz a diferença para quem quer receber tudo direto em casa.