
Por Redação
10 de fevereiro de 2025Lojasmel: olhar voltado para a estratégia e perfil de consumidores da rede para crescer
Empresa investe em processos, mix diversificado e tecnologia para expandir operação
Sob a liderança de Pedro Cruz, a lojasmel alia tradição familiar a processos de inovação na gestão para expandir sua operação. A projeção é ampliar o número de lojas, e passar de 56 para 100 pontos de venda até 2028, com foco na capital paulista. Para tanto, a varejista tem investido em processos e na experiência do consumidor. No início do ano passado, Cruz, filho dos fundadores da rede - Manoel Cruz e Maria Helena Cruz, assumiu como CEO da varejista, e tem liderado mudanças importantes na rede para estruturar o crescimento da companhia.
Atualmente, apenas 3% do faturamento da lojasmel vem do comércio eletrônico, mas a rede pretende ampliar essa participação para 10% até o final deste ano. Essa estratégia será empregada, pois a companhia aposta no modelo omnichannel, no qual a experiência de compra online e offline tende a se complementar. Considerando que muitos consumidores ainda preferem fazer compras presenciais, outros utilizam o e-commerce para pesquisar preços, conferir promoções e até agendar retiradas de produtos.
Junto com as mudanças promovidas pelo executivo, está a implementação de um Conselho Administrativo híbrido composto por membros da família e especialistas do mercado. O objetivo é que a adoção de práticas de governança possa garantir maior eficiência, além da contratação de um CFO (Chief Financial Officer) que deve fortalecer a gestão financeira para otimizar custos e melhorar a rentabilidade da empresa.
Um dos destaques do portfólio ofertado pela companhia são os produtos de marca própria, que somam mais de 2 mil itens. A estratégia não é apenas ampliar o portfólio da rede, mas também fidelizar clientes por meio de qualidade, preços acessíveis e uma oferta diversificada que atende às mais variadas necessidades do dia a dia. do mercado. “Todos os nossos produtos de marca própria nascem através de uma oportunidade. Se um item apresenta boa performance, aprofundamos a linha com mais variedade de cores, tamanhos e opções colecionáveis. Isso garante continuidade e reposição para o cliente, oferecendo uma experiência única e confiável”, comenta Pedro Cruz.
A expectativa da rede é que marcas próprias, como as linhas honeyhome, representem grande parte do faturamento total da rede, consolidando sua importância estratégica dentro dos resultados da companhia. “A lojasmel nasceu com a missão de atender às mais diversas necessidades dos nossos clientes. Esse objetivo tem se concretizado cada vez mais com o crescimento da nossa linha de marcas próprias. Para o futuro, continuaremos investindo em produtos que combinem qualidade, acessibilidade e inovação, consolidando nossa posição como referência no varejo nacional”, finaliza.
Trilha de Conhecimento SV TÁ ON
Pedro Cruz foi o convidado do primeiro episódio da Trilha de Conhecimento SV TÁ ON, podcast da SuperVarejo. Neste episódio, o executivo trouxe insights relevantes para o varejista que quer garantir o sucesso de seu negócio em 2025, destacando temas essenciais que podem ser aproveitados no setor supermercadista. Confira a entrevista exclusiva completa no vídeo abaixo:
O Pedro é um cara inspirador. Comentários verdadeiros e seu lado humano faz dele um grande lider. Parabéns. Sucesso.