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Especial
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Por Vitor Garcia
16 de setembro de 2023

O que os supermercadistas brasileiros aprenderam com o varejo alemão

Conheça detalhes de grandes redes como Lidl, Aldi e NBA Store

O último dia de viagem técnica internacional (VTI), que levou supermercadistas do Estado de São Paulo para Berlim, na Alemanha, aconteceu na última quinta-feira (14). Nesse dia, o grupo teve a oportunidade de observar as tendências do varejo europeu com visitas às lojas Lidl Supermarket, NBA Store, Manifesto Market, EDEKA e Aldi.

Berlim é a capital da Alemanha e a maior cidade do país. Em modelo de varejo, possui os consumidores Millennials, que são focados em experiências diferenciadas. É a maior população que precisa fazer compras regularmente. Tem o aumento na demanda por supermercados e outras lojas de varejo e uma forte tradição de qualidade e eficiência em seus setores de manufatura e varejo. "Durante esses três dias nós nos organizamos para visitarmos as maiores operações dos supermercados para podermos decifrar como será o futuro do supermercado na vida dos clientes no mundo", diz Julio Takano, consultor e sócio da Varejo 180.

Para Carlos Correa, diretor geral da APAS (Associação Paulista de Supermercados) ? Associação que está promovendo a VTI em conjunto com a Varejo 180 - o Brasil pode absorver muitas tendências que já são realidade no exterior. "Vamos lembrar que a Alemanha foi totalmente reconstruída após a Segunda Guerra Mundial, em cerca de 60 anos. Quem disser que o Brasil não pode, também, fazer esta mudança é que não sabe do nosso poder."

"Supermercadistas conheceram mais de sessenta operações e tiveram a experiência de comprar nesses lugares e verem quais são os diferenciais que os comércios varejistas de Berlim fazem para engajarem os clientes. Notamos que os empreendimentos valorizam muito a cidade onde estão instalados. Um rede não será completamente padronizada, mas sim customizada de acordo com o comportamento de consumo daquela região", destaca o diretor.

Conheça mais detalhes das lojas que foram visitadas na última quinta-feira (14):

Lidl

Novo conceito de loja, desenvolvendo comunicação interna, sistemas flexíveis de design de varejo para campanhas temporárias e uma plataforma para comunicar esforços de sustentabilidade. O Lidl fala com orgulho sobre economia de energia, pesca sustentável, compra local e promoção da diversidade. O resultado é uma experiência de loja mais moderna e convidativa, onde os clientes podem encontrar facilmente o que procuram. Lidl Plus - O programa digital de fidelização de clientes do Lidl já está disponível em todas as lojas alemãs, O desconto está colocando um foco especial em manter o processo de registro e o uso do aplicativo o mais descomplicado possível. E isso parece estar funcionando: o aplicativo Lidl salta para o primeiro lugar na App Store. Um programa de fidelidade bem sucedido e muito utilizado é um passo decisivo para que o varejista de alimentos conheça melhor seus próprios clientes.

A gigante dos supermercados Lidl anunciou planos para reduzir seus produtos de origem animal em um esforço de toda a empresa pela sustentabilidade. Espera-se que as alternativas veganas substitua lentamente os produtos de origem animal nas prateleiras do varejista de baixo custo alemão. Isso está de acordo com o compromisso da Lidl de aumentar amplamente sua linha de produtos à base de plantas até 2025 e além. A motivação para mudar para proteínas alternativas vem de um ponto de vista ambiental.

Aldi

No centro da cidade de Berlim, a Aldi Nord abriu uma loja muito especial: ?Checkpoint Aldi?. A unidade vende mercadorias exclusivas do hard-discounter e pretende ser um atrativo o cliente. A loja na Friedrichstraße de Berlim recebeu o nome de Checkpoint Charlie, a antiga passagem de fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental, a apenas alguns minutos a pé. A Aldi faz todos os esforços aqui para reproduzir ao máximo sua identidade de marca. Isso começa com um tapete azul e branco na entrada, uma parede com o skyline de Berlim iluminado no famoso padrão azul e branco das bolsas Aldi e mais detalhes em azul e branco no interior da loja. A localização histórica da Friedrichstraße é inteligentemente usada para levar sua própria marca ao status de culto com artigos de merchandising. A loja está localizada no subsolo e, com seus 650 m² de área de vendas, tem pouco mais da metade do tamanho de um supermercado Aldi padrão. No entanto, oferece espaço para a gama habitual, graças a algumas intervenções inteligentes, como caixas registadoras que economizam espaço construídas especialmente para a loja.

ALDI Mall of Berlin

Em uma área total de cerca de 750 m² o cliente encontrará a popular linha ALDI em um ambiente amigável e iluminado ao preço baixo usual da ALDI. A nova prateleira de conveniência também oferece uma ampla variedade de lanches rápidos. Laticínios saudáveis, produtos cárneos e embutidos, vinhos selecionados e inúmeros produtos produzidos ecologicamente em qualidade orgânica completam as compras no seu mercado ALDI. Um serviço especial para si: a partir de um valor de compra de 20 euros, todos os clientes ALDI podem estacionar gratuitamente durante uma hora no parque de estacionamento subterrâneo do ?Mall of Berlin?.

NBA Store Berlin

A nova loja principal da NBA (National Basketball Association) está situada no recém-reformado The Playce at Potsdamer Platz, um shopping exclusivo no centro da dinâmica comunidade de Berlim. Seu objetivo é criar uma oportunidade para os torcedores da região se conectarem e se envolverem com o esporte e entre si. O verdadeiro diferencial desta loja é seu tamanho; com quase 1.000 m², é o maior espaço de varejo da NBA na Europa. Como tal, isso permite espaço para incorporar mais recursos e ativações que realmente dão vida à NBA. Projetado pelo estúdio de Gensler em Londres, o moderno carro-chefe da NBA tem uma sensação nostálgica, usando detalhes surpreendentes, mas familiares, e momentos icônicos da história da NBA. A jornada da loja começa antes mesmo de entrar, com figuras em silhueta do logotipo da liga alinhadas na parte superior da fachada voltada para a rua. Para criar uma base local enquanto celebra a riqueza e a vibração da história da NBA, há uma mistura perfeita entre a diversidade e as cores de Berlim e as do jogo. O uso de uma paleta de base mínima e despojada permite que as cores da NBA brilhem nos produtos e nos principais materiais de destaque, como o icônico vermelho e azul da NBA. Para elevar a apresentação do produto, considerou-se mostrar as peças com iluminação bem-posicionada e branding integrado aos displays. Construir afinidade com a marca por meio desses elementos atrai visitantes e negócios repetidos. Indo além das vendas para criar uma experiência de varejo envolvente e multifuncional, os visitantes podem interagir com telas digitais para comparar sua altura com jogadores da NBA do passado e do presente. Outros recursos interativos incluem medições de mão impressas em 3D, uma sala de jogos NBA 2K, um laboratório de personalização e uma grande tela multimídia mostrando destaques e conteúdo da NBA 24 horas por dia. Uma zona de experiência no centro da loja também oferece um espaço para eventos selecionados e lançamentos de produtos. Graças à escala da loja e ao fato de estar em um nível, a equipe de design conseguiu encaixar as marcações da quadra de basquete do tamanho regulamentar da NBA no design do piso, completo com cestas de basquete de LED para adicionar um elemento de diversão à experiência na loja. Fixações modulares em rodízios móveis foram usadas em toda a loja para facilitar sua natureza flexível. O objetivo é criar um espaço interativo para que os fãs se envolvam com a NBA e construam um senso de comunidade. Esta loja é um lugar para fãs novos e antigos visitarem e sentirem uma sensação de pertencer a um ambiente autêntico da NBA.

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