Por Redação
11 de junho de 2024Oportunidades e desafios por estar tão perto
As lojas de proximidade se popularizaram e ganharam atenção do consumidor. Saiba como fazer desta operação um sucesso
Uma das consequências da pandemia para o varejo alimentar é o aumento do número de lojas de proximidade. Uma volta pelo seu bairro e você perceberá unidades menores de grandes redes ou mesmo lojas próprias que possuem um tamanho modesto em relação aos super e hipermercados.
Para o varejista, as lojas de proximidade oferecem a vantagem de uma operação mais enxuta e ágil, com menores custos fixos e a possibilidade de estabelecer uma relação mais próxima e personalizada com os clientes. A localização estratégica, muitas vezes em áreas residenciais ou de grande fluxo, também aumenta a conveniência para o consumidor, o que pode resultar em um fluxo constante de clientes.
Para o shopper, a principal vantagem é a conveniência. A proximidade da loja facilita compras rápidas e frequentes, evitando deslocamentos longos. Além disso, a experiência de compra tende a ser mais rápida e agradável, com atendimento mais personalizado e focado nas necessidades específicas da comunidade local.
O professor MSc. Rogério Tobias explica que as lojas de vizinhança, como também são chamadas, enfrentam vários desafios, sendo um dos principais é a limitação de espaço físico, que exige uma gestão de estoque muito eficiente para garantir que os produtos mais procurados estejam sempre disponíveis. Outro desafio é a necessidade de alta rotatividade de produtos, que demanda uma constante atualização do mix de produtos para atender às necessidades dos clientes mais próximos do ponto de venda.
"Identificar o mix ideal de produtos para uma loja de proximidade demanda uma análise detalhada do perfil e das necessidades dos consumidores vizinhos. É fundamental realizar pesquisas de mercado, mesmo que informais, e fazer análises de dados para entender melhor quais são os produtos mais demandados", diz o professor, que ainda recomenda que seja muito bem monitorada a rotatividade de produtos, tendo em vista as constantes mudanças nas formas de consumo.
Outro aspecto determinante para o sucesso na definição do mix de produtos é focar em produtos de alta rotatividade e itens essenciais do dia a dia. "Estabelecer parcerias com fornecedores locais pode ser uma estratégia benéfica para garantir frescor e exclusividade. Dependendo do poder de negociação, algumas lojas de proximidade podem fechar contratos de exclusividade com pequenos produtores locais e assim, garantir disponibilidade de produtos, gestão da qualidade, e preços pré-determinados", aconselha
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