Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Especial
...
Por Redação
3 de junho de 2024

Para encher o carrinho - e a casa - de alegria

Faz tempo que os supermercados incorporaram flores e plantas nas categorias mais estratégicas, reflexo de um mercado aquecido e repleto de oportunidades

Todo supermercado possui hoje uma estação, por menor que seja, destinada para a venda de flores e plantas. Dados do setor mostram o volume desse comércio: de acordo com o Instituto Brasileiro de Flores (Ibraflor), o Brasil produz 15.600 hectares de flores, o que representa 8% da produção mundial.

LEIA TAMBÉM

O setor de produção e a comercialização de flores e plantas geram cerca de 800 mil empregos indiretos e 272 mil diretos (1,17% dos empregos do agronegócio brasileiro segundo o CEPEA/ESALQ/USP), sendo: 50% nas propriedades, 40% no varejo, 4% na distribuição e o restante em atividades complementares. São Paulo é o Estado onde se produz mais flores e plantas (em vasos), como também é o maior consumidor. O canal supermercadista vem ganhando volume nas vendas.

Renato Opitz, diretor do Ibraflor, reconhece: "o consumidor vem se utilizando cada vez mais deste canal, principalmente pela variedade e disponibilidade dos produtos, tanto para uso próprio como para presentear alguém. Outro ponto importante é a compra por impulso, pois o consumidor vai ao supermercado para comprar outros produtos e acaba levando flores e plantas, assim que se depara com elas".

Para te ajudar a movimentar as vendas, confira algumas dicas para incorporar em sua loja:

Posicione as flores em locais de grande visibilidade, como próximo à entrada da loja, em corredores movimentados ou ao lado de produtos complementares, como chocolates ou cartões. Aposte em displays chamativos e bem organizados para atrair a atenção dos clientes.

Ofereça uma grande variedade de flores, incluindo espécies populares e novidades da estação. Mantenha as flores sempre frescas, com água limpa e cortes precisos nos talos. Flores murchas ou com aparência ruim afastam os clientes. Atualmente, as mais vendidas são:

  • Flores cortadas: rosas, alstroemérias, lírios, crisântemos, gypsophila, cravo spray e boca de leão.
  • Flores em vasos: orquídeas (Phalaenopsis), anthurium, azaleia, kalanchoe, violeta, crisântemos, antúrio e roseiras.
  • Plantas ornamentais: suculentas, cactus, samambaia, zamioculcas e ficus.

Explore datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados e datas sazonais para criar promoções e combos irresistíveis. Crie displays temáticos e ofereça embalagens especiais para presente.

Acesse o Especial do Mês de maio e confira todas as notícias sobre: FFLV

Deixe seu comentário