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Por Redação
21 de março de 2024

Posicionamento da categoria de lácteos é essencial para manter as vendas em alta

Os alimentos derivados do leite são parte da vida do brasileiro, por isso, ter uma gestão desta gama de itens é importante para otimizar o sortimento e se diferenciar

A categoria de produtos lácteos é muito ampla, com diversos produtos destinados a públicos de todas as faixas etárias e padrões de consumo. Por isso, ter uma gestão desta gama de itens é importante para otimizar o sortimento e conseguir vender mais. Parte desta estratégia consiste em uma definição ideal do mix de cada loja, levando em conta a rotatividade e a rentabilidade que atenda à necessidade dos clientes.

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Uma outra forma de garantir giro nos estoques é em associar produtos de grande saída com outros complementares, tornando a dinâmica da venda mais atraente para o shopper. Na hora de precificar, leve em conta fatores como custo, valor percebido pelos consumidores e a margem de lucro ideal e não abra mão de promoções para produtos que precisam de mais saída. Uma dica importante é ações de merchanding, conquistando adeptos de novos produtos a partir da experimentação no ambiente de loja.

Fique de olho também nos indicadores de performance da categoria, identificando os pontos de melhora. Conferir o histórico de compra dos clientes é uma rotina que auxilia na hora de comercializar itens perecíveis como os lácteos.

Andrea Area, diretora de marketing da Catupiry, destaca algumas atividades que fazem parte do histórico da marca, o que ajuda a empresa a se consolidar como um dos principais players da categoria. “Atualmente trabalhamos em um calendário mensal de degustação com abordagem de promotora no PDV, em mais de 360 lojas no ano, abrangência nível Brasil, com início em março e conclusão em novembro, focados em nossos produtos recém-lançados”, explica.

Ela detalha como pensam a estratégia de lançamento junto ao varejo dos lançamentos. “Para a nossa linha de queijos especiais, Apeti Catupiry, entraremos a partir de junho em algumas redes nos festivais de inverno, que são campanhas sazonais focadas em categorias de produtos da estação. Com a linha original entraremos com campanha de mídia on e off no PDV na Páscoa, dia das mães e dia dos pais. Com fondue, além dos festivais, entramos no Dia dos Namorados, a linha de culinária em ações de Black Friday e Plantury no dia do veganismo”.

Ainda pensando em públicos que possuem restrição na dieta, a marca se mantém atenta às tendências de mercado, investindo em opções pensadas para este perfil. “Com o crescente aumento de pessoas com intolerância à lactose, com 51% da população brasileira com tendência a desenvolver algum grau da condição, de acordo com o laboratório Genera, temos no portfólio o requeijão LactoZero. Com sabor idêntico ao tradicional e fonte de vitaminas A, D e K, conta também com a mesma cor dos requeijões tradicionais, fazendo o famoso “fio” no momento de uso e não deixando residual no paladar”, recomenda Andrea.

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