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Especial
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Por Vitor Garcia
11 de setembro de 2023

Supermercadistas brasileiros iniciam visita técnica internacional na Alemanha

Grupo organizado pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) reúne empresários do setor de varejo de alimentos

Teve início no dia 10 de setembro, em Berlim, na Alemanha, a Viagem Técnica Internacional, que acontecerá até o dia 15 de setembro na capital e apresentará a um grupo de supermercadistas brasileiros os modelos de varejo em alta no país. A capital alemã, que é conhecida por seus consumidores Millennials, tem uma forte tradição de qualidade e eficiência em seus setores de manufatura e varejo. Além de visitarem uma cidade extremamente cultural e que valoriza a sustentabilidade, diversidade e a inovação, os supermercadistas participarão de uma programação voltada para o setor varejista, que reúne a visita a importantes redes de supermercados, que têm uma forte presença na cidade e em todo o país, como Aldi, Lidl e Edeka.

Essas redes são conhecidas por seus preços baixos, mas também pela qualidade de seus produtos e pelo atendimento ao cliente. ?Eu não conhecia particularmente Berlim. Nesse primeiro dia, saímos para ver alguns segmentos de varejo, entre eles, supermercados e lojas com propostas muito bacanas. Gostei muito da oferta de refeições, setor que temos investido muito em nossas lojas no Brasil. Temos muita coisa para ver ainda, mas já deu para perceber que valeu muito a pena ter vindo nessa viagem?, afirmou José Eduardo Vaz, do Supermercado Violeta.

Para Sergio Samano, do Recanto Supermercados, a viagem técnica deve promover insights que podem ser adaptados aos consumidores brasileiros. ?Vir para Berlim com o grupo está sendo formidável. Primeiro porque a cultura e a arquitetura da cidade são impressionantes. Segundo, por que a quantidade de lojas que já visitamos demonstra uma forma muito rica de atrair a atenção do consumidor de maneira geral. Talvez, por ser supermercado, tenhamos um pouco de trabalho de transformar nossos serviços, mas com certeza algumas inspirações vamos levar daqui?, analisou o empresário.

A realização do projeto tem como objetivo apresentar os diversos modelos de varejo para os supermercadistas do Estado de São Paulo e aproximar as lideranças. Neste primeiro dia, algumas lojas ou varejos visitados pelo grupo foram:

Muji Flagship
As salas de vendas do local se estendem por quatro andares. Além de fornecer uma ampla gama de itens para necessidades diárias, como roupas, utensílios domésticos e alimentos, a loja principal colabora com mais de 20 empresas alemãs para vender doces, bebidas e artigos para casa produzidos localmente. É também a primeira loja da
Alemanha a produzir Muji Books

Adidas Berlin
A marca inaugurou um novo conceito de loja em 1400 m². A nova flagship Store da Adidas tem três andares e conceito de loja de última geração. Todas as tendências são percebidas no ponto de venda, tais como: digitalização, sustentabilidade, saúde e etc. Um ponto alto da loja é proporcionar experiências reais aos consumidores.

Shopping Bikini
O local é um shopping conceito que é símbolo de reinvenção no século XX. Uma das peças mais icônicas da reconstrução pós-guerra em Berlim Ocidental, o histórico complexo de edifícios Zoobogen foi projetado pelos arquitetos Paul Schwwebes e Hans Schoszberger e construído entre 1955 e 1957. Foi carinhosamente apelidado de Bikini pelos moradores de Berlim, já que sua estrutura de duas partes lembrava pessoas do bíquini recém-inventado. Se trata de um shopping multiuso, com áreas para Pop up Stores, showrooms, Food & Drinks, eventos e fica ao lado do zoológico.

KaDeWe
A Kaufhaus des Westens ou simplesmente KaDeWe (Loja de Departamento do Ocidente) é o que se pode chamar de templo do consumo. Com 60 mil metros de área ? o que equivale a nove campos de futebol ? que ofertam quase 40 mil skus, é a segunda maior loja com este perfil da Europa, só perdendo para a Harrods em Londres, na Inglaterra. O novo conceito divide o espaço em quatro áreas interconectadas, cada uma com entrada própria e organizada em torno de um vazio central preenchido por uma teia escultural de escadas rolantes. O objetivo é redefinir a estratégia de vendas, oferecendo quatro diferentes experiências de compra, que se adapta à diversidade e as mudanças no comportamento do consumidor.

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