Por Redação
5 de novembro de 2025SV TÁ ON: Grupo São Luiz se aproxima dos 100 anos com trajetória de sucesso
Fernando Ramalho, presidente do Grupo MSLV, companhia que opera supermercados e lojas de desconto no estado do Ceará, foi o convidado do episódio inédito do podcast
Assim como grande parte das empresas supermercadistas do país, a história do Grupo São Luiz teve início em 1926, quando Luiz Melo fundou uma pequena loja de atacado, a Casa São Luiz. Em 1967, com a morte do fundador, coube ao seu filho João Melo, a tarefa de gerir o negócio herdado pelo pai. O Sr. João, como passou a ser conhecido por seus funcionários, logo começou a remodelar os padrões da empresa. Assim, em 1972, entrou para o varejo e inaugurou a primeira filial do Mercadinhos São Luiz, em Fortaleza.
VEJA TAMBÉM
SV TÁ ON: experiência do cliente e estratégias digitais
SV TÁ ON: desperdício de alimentos vira comida para pessoas em vulnerabilidade
Hoje quem está à frente da companhia é Fernando Ramalho. Prestes a completar 100 anos, o grupo opera hoje mais de 30 lojas, distribuídas na capital cearense, além de unidades também em outras regiões do estado, como Crato, Juazeiro do Norte e Sobral. “Somos uma empresa familiar que está na quarta geração. Eu, ao lado do meu irmão Neto, faço parte da terceira geração, e hoje estou como presidente do grupo”, ressaltou Ramalho durante a entrevista.
Durante a conversa, o executivo também falou um pouco das estratégias que têm feito com que a companhia varejista permaneça tanto tempo no mercado e crescendo frente aos concorrentes. “Sempre tivemos muita resiliência. Já passamos por várias crises, vários problemas, mas sempre com resiliência. Outro segredo é conhecer o seu cliente, além de ter um bom relacionamento com fornecedores, colaboradores, órgãos de fiscalização e os próprios consumidores. É isso e muito trabalho”, ressaltou durante o episódio.
Um ponto importante do episódio, foi quando o executivo falou sobre os planos de expansão da companhia. “A Bandeira Mercadão é a nossa estratégia de crescimento. Temos expandido lojas para outras áreas do estado e tem dado resultado. No Ceará temos muitas oportunidades para crescer. Então nesse momento não pensamos em sair do estado. Mas lá na frente acabaremos pensando”, ressaltou.
Sobre os formatos que são os mais estratégicos para o grupo, Ramalho destacou o supermercado como o mais relevante hoje. “É a operação que mais nos atraí. Acreditamos que para os formatos Express, de proximidade, e mesmo uma operação online mais estruturada, é necessário um caos urbano maior, que é a tempestade perfeita para o estado de São Paulo. Como nos falta esse ingrediente aqui no Ceará, uma vez que é muito fácil se deslocar, eu só vejo esses formatos se destacarem nas grandes metrópoles”, ressaltou.
Confira o episódio completo:
