Por Redação
28 de junho de 2024Uma estratégia poderosa para conquistar o público
O licenciamento de produtos se tornou um caminho para as marcas ganharem share de mercado e conquistar fãs de todas as idades
Além de ser uma ferramenta de vendas, o licenciamento de produtos é uma potente estratégia de comunicação com o público que permite campanhas de marketing cruzado e parcerias que podem ampliar ainda mais o alcance e a visibilidade dos produtos. Por esta razão, muitas marcas fazem grandes investimentos em associar seus produtos a itens que despertarão a atenção de inúmeros fãs.
As vantagens são inúmeras como o reconhecimento imediato de marca, com o apelo universal trazido por personagens como Snoopy, Avengers, Barbie e Pato Donald, que são instantaneamente reconhecidos por consumidores de todas as idades. Isso ajuda a capturar a atenção do público rapidamente, aumentando a visibilidade dos produtos nas prateleiras. Também tem a conexão emocional que personagens icônicos costumam trazer, fortalecendo o engajamento do consumidor com a marca e criando uma diferenciação no mercado, que é tão competitivo.
O apelo é inegável, já que os personagens de desenhos animados e filmes infantis tendem a criar uma forte identificação com o consumidor, especialmente as crianças. Porém, cada vez mais os adultos têm se tornado um público muito forte, em especial pelo movimento de fãs dos personagens e dos filmes que são fiéis e consomem os produtos relacionados ao universo da história. "Ainda tem o apelo da nostalgia, já que muitos adultos cresceram com esses personagens em valorizam produtos ilustrados por eles", conta Fernanda Djanikian, diretora de Marketing da Condor.
Identificar quais personagens que têm afinidade com um produto e seu público-alvo é uma etapa crucial no processo de licenciamento. "Fazemos isso com muita pesquisa de mercado para entender o que é popular entre o nosso público-alvo. Ainda é importante que o personagem ou marca escolhidos compartilhem valores semelhantes ou complementares aos da empresa. Avaliar a longevidade potencial desse personagem também é crucial, já que os produtos ficarão um bom tempo nas prateleiras ", aconselha Fernanda.
O investimento tem retorno, ao menos para a Condor, que, em 2023, manteve o ritmo de crescimento em 6% ao investir em lançamentos para todas as categorias de produtos e ampliar a sua participação no mercado brasileiro e nas Américas. "Os licenciados, sozinhos, foram responsáveis por uma alta de mais de 15%. Nas categorias que possuem linhas licenciadas, os itens representaram mais de 60% no sell-out. As linhas de produtos Barbie O Filme e Disney 100, lançadas no ano passado, se destacaram com um crescimento notável próximo a 30% nas vendas, impulsionando positivamente os resultados gerais", mostra a diretora.
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Legal, gostei bastante