Por Vitor Garcia
21 de setembro de 2023Fugini alcança 50% de mulheres no quadro de liderança
Fundada por dois homens, empresa implementa processo sucessório e atinge metade de seu alto escalão formado por executivas femininas
Um estudo deste ano da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que as mulheres ocupam apenas 29% dos cargos de liderança na indústria brasileira, enquanto os homens estão em 71% das posições de decisão no setor. Outro dado que o mapeamento aponta é que só 14% das empresas têm áreas específicas à promoção de igualdade de gênero. Há 20 anos no mercado, a Fugini, uma empresa familiar e líder no segmento de molhos de tomate, vem quebrando este paradigma.
Tendo sido fundada por Kogi Fugita e Auro Ninelli em 2002, em Monte Alto (SP), a empresa passa por um novo momento na sua forma de gestão, que agora será compartilhada por Cristina Fugita e Raíssa Ninelli, ambas parte da segunda geração das famílias. Com a decisão dos fundadores e sócios majoritários de migrarem para o Conselho de Gestão, as executivas estão à frente dos negócios. Desta forma, a Fugini alcança um quadro de 50% de mulheres em sua liderança, acima do que o mercado tem visto de modo geral.
As executivas compartilham a gestão da operação hoje do Grupo Fugini, que conta com 2 unidades fabris e mais 3.000 colaboradores diretos, movimentando quase 6.000 pessoas entre diretos e indiretos. Ambas possuem sólida formação acadêmica e extensa experiência no negócio familiar.