Por Vitor Garcia
30 de março de 2023Anvisa suspende comercialização da maionese da marca Fugini
Inspeção identificou problemas na fábrica da empresa localizada em Monte Alto (SP)
A (Anvisa) determinou o recolhimento de todas as apresentações da maionese da marca Fugini, com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024.
A resolução publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial da União é específica para lotes produzidos na fábrica de Monte Alto, interior de São Paulo, no período de 20/12/2022 a 21/3/2023. A proibição vale também para todos os lotes que irão vencer em dezembro de 2023, com numeração iniciada por 354.
De acordo com a Anvisa, a medida foi adotada em razão do uso de matéria-prima vencida na fabricação da maionese. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária
?Assim, o recolhimento dos alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor. Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem os lotes da maionese citados na resolução não devem utilizá-los e devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini Alimentos Ltda., que deverá realizar seu recolhimento?, diz a Anvisa em nota.
A Fugini informou em nota que providencia um recall e que um ingrediente que representa 0,003% do produto estava fora da data de validade: ?Por um erro operacional, esse lote de produtos foi fabricado com adição do ingrediente urucum (agente natural para dar cor ao produto) que representa 0,003% da formulação que estava fora da sua data de validade?.
Estabelecimentos comerciais que tiverem os lotes da maionese citados na resolução não devem utilizá-los e devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini, que deverá realizar seu recolhimento.