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Indústria
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Por Redação
16 de julho de 2024

Danone aprimora exposição de suas marcas nos supermercados com novos mobiliários premium

Investimentos proporcionam melhor experiência de compra e ajudam a pulverizar a atratividade da categoria nos supermercados

Inspirar, atrair, engajar e educar o shopper, tudo isso dentro do supermercado, durante a jornada de compra do consumidor. Essa é a estratégia da Danone com seus novos mobiliários premium lançados este ano e que já estão em ação em redes varejistas de São Paulo. As novidades da marca para 2024 começam pelo primeiro modelo em formato de ilha, assim como mini geladeiras posicionadas nos check-outs das lojas.

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De acordo com Juliana Moreti, diretora de trade & merchandising da Danone Brasil, esta é a primeira vez que a marca desenvolve um mobiliário capaz de levar os produtos para pontos da loja fora do setor refrigerado. Totalmente alinhados com a comunicação visual e a proposta de valor das marcas, os novos equipamentos são menores e podem adaptar-se aos diferentes tamanhos de lojas.

A expectativa da Danone é expandir a presença dos novos equipamentos em lojas de diferentes regiões do país, com foco em fazer a instalação dos mobiliários premium em mais 17 estados brasileiros. Confira a entrevista exclusiva de Juliana Moreti, diretora de trade & merchandising da Danone Brasil, ao portal Super Varejo.

SV - Quais os principais diferenciais dos novos mobiliários em relação aos anteriores?

JM - Somos pioneiros no desenvolvimento de mobiliários premium para as categorias de iogurte e UHT proteico no varejo alimentar. Pensados para demonstrar na prática como podemos inspirar, atrair, engajar e educar o Shopper dentro do ponto de venda, convertendo em maiores e recorrentes desembolsos. Com uma comunicação visual 100% alinhada com a proposta de valor das marcas, os novos equipamentos desenvolvidos para Activia, Danoninho, Danone e YoPRO contam com modelos menores e personalizados que podem adaptar-se aos diferentes tamanhos de lojas e estratégias para conversão.

Em 2024, trouxemos o primeiro mobiliário premium em formato de ilha para Yopro, além de mini geladeiras de Activia e Danoninho para serem posicionadas em check-out. Desenvolvemos o primeiro mobiliário cross categoria para Activia, que traz a oportunidade de nos desvincular do ponto natural refrigerado, expandindo para outros pontos da loja, além de também promover exposição de outros produtos que o Shopper de iogurtes funcionais tenha interesse. E por fim, inauguramos o nosso mobiliário multimarcas, trazendo em um único local, a exposição premium de nossas marcas foco, Activia, Danoninho, Danone e YoPRO.

SV - O que motivou o investimento nas novas edições?

JM - Estudos recentes sobre ocasiões de consumo apontam que temos oportunidades de incentivar o consumo de iogurte e de UHT proteico em diversos momentos do dia. Dessa forma, como uma solução para endereçar esta oportunidade, desenvolvemos mobiliários pensados para proporcionar uma melhor experiência de compra para o consumidor, pulverizando a atratividade da categoria e aproveitando ao máximo os pontos extras dentro do varejo para atender e se conectar com o que o shopper está buscando.

Além disso, em um mercado altamente competitivo, onde a atração e a retenção de clientes são essenciais, os mobiliários premium são fundamentais para garantir uma jornada de compra fluida e atraente, alinhados à estratégia e layout de cada estabelecimento. Dados internos apontam que lojas com execução de mobiliários premium apresentaram um potencial para incremento em até 20% em giro, motivando o lançamento de novas edições que se adaptem mais facilmente à realidade de cada PDV.

SV - Quais formatos de loja supermercadista são mais indicados para receber o novo material?

JM - A Danone tem soluções para todas as lojas, com opções de mobiliários para estabelecimentos grandes, médios e pequenos. Através de um menu de mobiliários premium, entendemos junto ao varejista, as oportunidades que o PDV nos oferece, adaptando e personalizando o mobiliário para se adequar ao espaço e local da loja.

SV - Qual o retorno esperado pela marca Danone com o novo material de PDV?

JM - Relatórios internos mostram que os mobiliários atrativos impulsionam o crescimento em média 20% nas vendas da categoria nas redes em que foram testadas. Além disso, o modelo de PDV do Futuro, que cria de maneira personalizada planogramas referenciais para execução em loja e revisões de sortimento alinhadas com a realidade de cada negócio, impulsiona, em média, 10% de crescimento da categoria nas lojas em que foi implementado.

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