Por Redação
18 de abril de 2024Embalagem sachê: a estratégia da Fugini para se destacar no varejo
Diretora da marca afirma que introdução do formato na categoria de alimentos traz praticidade ao consumidor e democratiza o acesso ao produto
Nos corredores dos supermercados a cena de um consumidor pensativo que analisa cuidadosamente cada uma das opções de produtos que estão à sua frente é cada vez mais comum. Neste momento, as embalagens tomam à frente das estratégias e ações no PDV e assumem o protagonismo na disputa com as marcas concorrentes pela preferência do consumidor. A Fugini, marca brasileira de molhos de tomate, lidera o ranking de vendas no Brasil na categoria entre janeiro e outubro de 2023, segundo ranking “5 MAIS MAIS” da SuperVarejo emparceria com a Scanntech.
Giulia Ninelli, diretora da Fugini, explica que a embalagem desempenha um papel vital na proteção e preservação dos produtos, garantindo a qualidade e a integridade até chegar às mãos do consumidor. “A embalagem é uma ferramenta poderosa de comunicação, transmitindo a identidade da marca e fornecendo informações essenciais sobre o produto aos consumidores. Investimos em designs atrativos e informações relevantes como a ausência de açúcar, a adequação para dietas veganas e a baixa caloria”, conta.
A executiva destaca a acessibilidade e sustentabilidade das embalagens
da marca que trazem melhor custo-benefício ao consumidor, como o sachê de molho
de tomate e a linha biquinho de condimentos. “A embalagem é parte essencial da
experiência do consumidor e do sucesso de vendas de nossos produtos. Nos
últimos anos, a Fugini tem se destacado no mercado por suas inovações em
embalagens, uma das principais foi a introdução do sachê no mercado de alimentos,
especialmente com o molho de tomate. Essa mudança revolucionária trouxe
praticidade ao consumidor e democratizou o acesso ao produto”, aponta a
diretora.
Acesso à informação e recursos de diferenciação
De acordo com a executiva da Fugini, o maior diferencial das embalagens da marca em relação aos seus concorrentes é a combinação de diferentes aspectos. “As embalagens adotam o conceito "silverback", reduzindo a quantidade de tinta na parte traseira da embalagem. Desde o lançamento do sachê no mercado brasileiro, a Fugini tem buscado constantemente otimizar a gramatura do filme usado nas embalagens visando reduzir os custos de transporte e armazenamento”, diz Giulia.
Para André Beltrão, professor do curso de design da ESPM, as embalagens têm diversas funções para o consumidor, incluindo a qualidade no acesso à informação, que é essencial nas decisões de compra que acontecem no ponto de venda. “A nova legislação de embalagens de produtos alimentícios trouxe mais visibilidade à composição dos produtos, alertando para índices de gordura ou de açúcar e isto se tornou um filtro de avaliação de compras. As principais inovações em embalagens estão relacionadas à sustentabilidade por causa de todas as etapas do seu ciclo”, avalia.
O professor entende que as marcas que optam por embalagens em formato sachê, por exemplo, podem pensar em formatos um pouco diferentes do esperado para se diferenciar no ponto de venda. “Agregar tampas ou bicos dosadores são recursos de diferenciação das embalagens sachê. Pensar em grafismos, ilustrações interessantes em tons de vermelho ao invés de simplesmente mostrar tomates, pode trazer diferenciação visual e o apelo emocional que gera identificação com os produtos. Uma embalagem visualmente interessante e formalmente diferenciada com certeza afeta as decisões de compra. Quem nunca comprou um livro pela capa?”, argumenta Beltrão.
Na gôndola esta embalagem tem gerado grande destaque em relação aos concorrentes despertado o interesse e curiosidade. A interação com a embalagem e nítida nas lojas onde o produto ja estão disponível. Parabéns a Fugini mais uma vez saindo na frente com inovação e tecnologia, garantindo um produto de qualidade e preço acessível aos clientes.
Só compro com biquinho agora!! Show