
Por Redação
18 de setembro de 2025Indústria de alimentos e bebidas investe cada vez mais em parcerias para melhorar a qualidade de vida da comunidade
Além de trazer benefícios às marcas, ações transformam realidade de quem é atendido por projetos sociais
Em tempos de ESG (sigla, em inglês, para Ambiental, Social e Governança), apoiar causas sociais é uma boa maneira de estar em sintonia com essa tendência de mercado e ainda melhorar a comunidade em que se está inserida. Algumas empresas já perceberam as vantagens de engajar seu público e têm investido nessas ações.
LEIA TAMBÉM
Piracanjuba usa caixa de leite para tentar encontrar desaparecidos
Indústrias apostam em novas categorias e movimentam as gôndolas do varejo alimentar
O Grupo Piracanjuba é uma das empresas que se preocupa com o entorno e apoia ações locais, além de divulgar, desde o ano passado, imagens de desaparecidos em suas caixas de leite das marcas Piracanjuba e, mais recentemente, LeitBom. A ação é uma parceria com a Associação Mães da Sé, foi desenvolvida pela agência Ampfy e conta com a experiência do artista digital Hidreley Dião para atualizar os retratos, com ajuda da inteligência artificial.
Nas cidades onde têm unidades fabris, como Araraquara (SP) e Bela Vista de Goiás (GO), além de Goiânia (GO), onde fica a sede administrativa do grupo, a empresa apoia asilos e creches principalmente com fornecimento de produtos ou alguma melhoria na estrutura. Os projetos apoiados sempre são escolhidos a partir de pedidos que vêm dos próprios colaboradores ou de lideranças locais.
O Grupo Piracanjuba também ajuda a desenvolver a educação, como com um projeto de apoio a professores do quinto ano, em Goiás (GO), e o esporte, com patrocínio a categorias de base do futebol feminino e do basquete, em Araraquara (SP), por exemplo.
"A gente tem várias frentes para apoiar, sejam entidades ou a própria população. Inclusive estamos criando o Instituto Grupo Piracanjuba para ele abraçar todas as ações, porque hoje não comunicamos muito o que fazemos. Até porque não é tanto nosso interesse fazer Marketing com isso, mas, sim, apoiar a população nas cidades onde nós temos unidades fabris para promover o desenvolvimento e dar a essas pessoas um futuro melhor", fala Lisiane Campos, diretora de Marketing do Grupo. O instituto deve sair do papel até o fim deste ano.
Outra empresa que está de olho nas causas sociais é a Seven Boys que, recentemente, lançou a personagem Alice, uma pessoa com deficiência que usa prótese. Ela foi desenvolvida em parceria com a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e a ADD (Associação Desportiva para Deficientes) e vai estar nas embalagens da Bisnaguinha Original até o fim de outubro de 2025. A ação é parte da campanha “Representatividade que Inspira”.
"Uma campanha com a AACD e a ADD representa muito mais do que uma ação de marketing: é a oportunidade de mostrarmos, de forma genuína, nossa preocupação com as pessoas com deficiência e nosso compromisso em promover uma sociedade mais inclusiva. Essa iniciativa fortalece nossa reputação institucional, ao mesmo tempo em que gera impacto real na vida de milhares de pessoas, mostrando que não apenas reconhecemos os desafios da inclusão, mas também atuamos ativamente para construir um futuro com mais igualdade de oportunidades e dignidade para todos", explica Fernando Morais, coordenador de Marketing.
A personagem nasceu da necessidade de abrir espaço para o debate sobre representatividade e combater o capacitismo, além de mostrar, de forma leve e empática, que todas as pessoas merecem se sentir vistas e respeitadas. "Ao incluir a Alice, uma menina com deficiência que utiliza prótese, nas embalagens da Bisnaguinha Original, levamos a representatividade para o cotidiano das famílias brasileiras e estimulamos diálogos sobre inclusão em ambientes onde eles nem sempre acontecem. Essa iniciativa reforça nossos valores como marca e contribui para desmistificar a deficiência como fator limitante", diz o executivo.
A marca também se dedica a outras causas de inclusão, com apoio à Cia. Ballet de Cegos e ao Ballet Paraisópolis, e parceria com instituições sociais, como a Casa Hope, o Mesa Brasil Sesc SP e a Casa Neon Cunha. Além disso, internamente, os espaços são adaptados e foi criado um banco de talentos exclusivo para PcDs, com programas de capacitação e acompanhamento profissional.
Seguindo a linha de se juntar a quem já é especialista em ajudar, a marca Wickbold, do mesmo grupo de Seven Boys, firmou uma parceria com o Graac (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer) e agora passa a enviar produtos do portfólio da marca para o bazar da entidade e a participar do McDia Feliz.
Outro projeto que alia a marca a causas importantes é a Liga Nescau, um campeonato esportivo para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, que viaja pelo país, e tem o objetivo de reduzir o sedentarismo entre os menores de 18 anos. Desde sua criação, há 10 anos, o evento já impactou mais de 120 mil meninos e meninas. Em 2025, já esteve em 8 capitais, somando 33 mil participantes.