Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Indústria
...
Por Redação
5 de dezembro de 2025

Unilever produz mais de 80% de seu volume com energia limpa

Transição para biometano e biomassa reduz emissões operacionais em 83% entre 2015 e 2024

A Unilever Brasil superou a marca de 80% do volume produzido com fontes renováveis de energia, impulsionada pela adoção de biometano e biomassa em suas principais fábricas. A mudança permitiu reduzir em 83% as emissões operacionais entre 2015 e 2024 — desempenho acima da média global da companhia, de 72% no período.

A meta global da empresa é zerar as emissões absolutas dos escopos 1 e 2 até 2030. No Brasil, a transição energética em quatro unidades já evita a liberação de cerca de 45 mil toneladas de CO₂ por ano, volume equivalente a 81 mil viagens de carro entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Em outubro, a fábrica de Valinhos (SP), responsável por marcas como Dove, Lux e Rexona, passou a operar totalmente com biometano após firmar contrato com a Edge, do grupo Cosan. Em Vinhedo (SP), a planta que fabrica shampoos Seda e TRESemmé encerrará a substituição do gás natural por biometano fornecido pela Ultragaz em junho de 2025, zerando as emissões da caldeira industrial.

Outras unidades também avançam na descarbonização. Em Pouso Alegre (MG), a fábrica de alimentos opera desde 2023 com um biodigestor que converte resíduos orgânicos em biogás. Já em Indaiatuba (SP), a energia é gerada por biomassa de eucalipto certificado, abastecendo de forma sustentável a produção de marcas como OMO e Brilhante.

Deixe seu comentário