
Por Redação
13 de junho de 2025JBS inaugura centro de inovação em colágeno em Campinas (SP)
O empreendimento tem como objetivo o desenvolvimento de soluções tecnológicas e aplicações do colágeno em diversas matrizes alimentícias
A JBS e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, inauguraram em Campinas, São Paulo, o Centro de Inovação e Desenvolvimento de Colágeno, focado em soluções em colágeno e ingredientes naturais para nutrição.
Nos últimos cinco anos, o consumo de colágeno no Brasil teve um aumento de 167%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad). Para atender a essa crescente demanda, a JBS, por meio da JBS Novos Negócios, conta com duas marcas: Novapron+, voltada à aplicação do colágeno em alimentos, e Genu-in, especializada em peptídeos bioativos.
Instalado nas dependências do Ital, o novo centro busca incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas e aplicações do colágeno em diversas matrizes alimentícias. A operação será conduzida por uma equipe multidisciplinar da Genu-in e da Novapron+, dedicada a projetos de inovação em áreas como produtos cárneos, lácteos, pet food, além do desenvolvimento de aromas, condimentos e outras soluções para a indústria alimentícia.
“Pretendemos aumentar as aplicações tecnológicas em matrizes alimentícias mais versáteis, desde balas até pães e chocolates, de forma que a proteína tenha funções diferenciadas como emulsificante, espumante, gelificante e outras. Também queremos evoluir em peptídeos bioativos de colágeno com capacidade antioxidante, anti-inflamatória e, quem sabe, com potencial antiglicêmico”, afirma Gisele Camargo, diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora do Ital.
“A colaboração entre JBS e Ital reflete a busca pela inovação sustentável e a promoção da saúde por meio da ciência. Somos uma empresa de multiproteína. Acreditamos que temos muito a fazer em desenvolvimento, tecnologia e pesquisas considerando uma demanda cada vez maior por proteína”, explica o presidente da JBS Novos Negócios, Nelson Dalcanale.