
Por Redação
28 de janeiro de 2025Piracanjuba usa caixa de leite para tentar encontrar desaparecidos
Fotos são atualizadas com ajuda da inteligência artificial
A Piracanjuba está contando com a ajuda da tecnologia para apoiar as buscas por pessoas desaparecidas. "Essa é uma iniciativa que nos enche de esperança e reflete a preocupação da marca com o bem-estar das pessoas. O resultado mais desejado com a parceria é contribuir para que os encontros aconteçam e que as famílias afetadas pelo desaparecimento de alguém voltem a estar reunidas em sua completude", fala Lisiane Campo, diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba.
LEIA TAMBÉM
Grupo Piracanjuba receba aporte de R$ 499 milhões para fábrica de whey protein e lácteos
A ação reedita um movimento dos anos 80, que estampava fotos de pessoas desaparecidas em caixas de leite nos Estados Unidos e que, agora, ganha uma releitura por meio da tecnologia.
A ação em parceria com a Associação Mães da Sé foi desenvolvida pela agência Ampfy e conta com a inteligência artificial e a experiência do artista digital Hidreley Dião para atualizar os retratos daqueles que não voltaram para casa há anos. “O trabalho não é somente colocar uma imagem em um programa ou em alguma plataforma de gerar imagens e temos os resultados. Existe por trás de tudo isso uma experiência de mais de 12 anos em arte digital e um estudo aprofundado do envelhecimento. Além de, em algumas imagens, eu ter a ajuda de familiares que me enviaram fotos de pais, irmãos para chegar ao resultado que apresentei. Hoje em dia existem, sim, mecanismos de envelhecimento através da IA, mas não chegam com certeza ao resultado convincente”, explica o artista.
De acordo com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), só em 2024, o Brasil teve 66 mil desaparecimentos. Isso significa que a cada dia do ano passado, em média, 217 pessoas sumiram do convívio de amigos e parentes. As fotos atualizadas estão sendo colocadas em milhões de embalagens dos leites Piracanjuba nas versões Integral, Desnatado, Semidesnatado e Zero Lactose produzidas pela Tetra Pak e distribuídas em todo o território nacional.
"É impossível ficar alheia à tristeza que é o desaparecimento de um membro da família. Com o projeto Desaparecidos, queremos gerar empatia e contribuir para a busca dessas pessoas. É uma forma que encontramos de aproveitar um espaço já existente nas embalagens para um marketing com foco no social, o que vai ao encontro do propósito da marca, que é gostar de fazer bem o que te faz bem", diz a executiva da companhia.