Por Redação
14 de agosto de 2024Seara fará mais de 140 lançamentos até o fim do ano
Cerca de 60 dessas novidades chegam exclusivamente ao mercado brasileiro
Seara anuncia que mais de 140 novos produtos da marca serão lançados globalmente até dezembro deste ano, com 60 dessas inovações chegando exclusivamente ao mercado brasileiro. O ponto de partida para essas inovações é o Hub de Inovação Seara, uma plataforma que, há cinco anos, antecipa tendências baseadas em dados de comportamento dos consumidores.
Desde sua criação, o Hub de Inovação tem sido o motor por trás de 700 lançamentos globais da companhia, com uma média de 150 novos produtos por ano. “Cada produto passa por rigorosos testes e avaliações conduzidos pelo nosso time de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), composto por cientistas, pesquisadores, engenheiros e outros especialistas do mercado, antes de chegar aos consumidores”, destaca Luciara Rech Peil, diretora executiva de Inovação e P&D da Seara.
Antes de chegarem às prateleiras, os produtos são submetidos a testes em minifábricas distribuídas pelo Brasil e na Academia Seara, dedicada a análises sensoriais junto a consumidores e clientes. Essas minifábricas operam como plantas industriais em escala reduzida, permitindo a execução de processos produtivos em equipamentos reais, mas em um ambiente exclusivo para testes.
Segundo Luciara, a Seara investe em tecnologia avançada nas seis plantas piloto e no laboratório exclusivo para embalagens. “A partir dessa estrutura, desenvolvemos inúmeros projetos que exploram novas perspectivas sobre as necessidades dos consumidores, promovem a cultura da inovação e implementam soluções inéditas”, afirma.
Um dos lançamentos mais recentes que já começou a chegar ao mercado é a linha Panelinhas Seara, composta por sete produtos com receitas caseiras, embalados em panelas colecionáveis que podem ir direto ao micro-ondas. Esse projeto de inovação foi desenvolvido com base em monitoramento de tendências, criatividade e, acima de tudo, no atributo mais valorizado pela Seara: o sabor. Os produtos foram criados com ingredientes familiares aos consumidores, com destaque para temperos e ervas que conferem um sabor caseiro e a sensação de "comfort food" (termo utilizado para se referir a pratos que despertam memórias e sentimentos em quem os consome).
Grande parte das inovações lideradas pela Seara foca no desenvolvimento de produtos de valor agregado, antecipando necessidades de consumo identificadas pelo Hub de Inovação. Em 2022, a Seara movimentou o mercado de empanados no Brasil com um portfólio de 10 produtos, ampliando as ocasiões de consumo. Já em 2021, a empresa lançou o Levíssimo, que combina duas das maiores preferências dos brasileiros: o sabor do presunto e a leveza do peito de peru.