Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Indústria
...
Por Redação
11 de março de 2025

Xeque Mate aproveita Carnaval para crescer

Bebida pronta surgiu nas festas de rua de Belo Horizonte (MG)

Impulsionada pelas vendas para o Carnaval, a Xeque Mate viu seu faturamento chegar a R$ 50 milhões, entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, o que representa um crescimento de mais de 56%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. "O Carnaval é uma espécie de aniversário para a gente porque a Xeque Mate nasceu nos eventos de rua e se popularizou no Brasil após o sucesso no Carnaval de rua de Belo Horizonte. Os turistas que conheceram e se apaixonaram pelo produto aqui, começaram a contar sobre ele e a demandá-lo em suas cidades", conta Alex Freire, diretor executivo da empresa.

LEIA TAMBÉM

A previsão para o início do ano era produzir seis milhões de latas da bebida, sendo dois milhões delas com design diferenciado para comemorar o aniversário de 10 anos da marca, com distribuição no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Esses estados e o Espírito Santo ainda receberam também 30 mil copos promocionais para a realização de ação do tipo compre e ganhe.

A marca também patrocinou cinco blocos de Carnaval, com aporte de R$ 15 mil mais material de apoio e marketing. Os escolhidos foram BH, Folia Por Elas, Bloco do Sebá e Bloco Açaí Guardiã; em São Paulo, Ezatamentchy; e no Rio, Vem Cá Minha Flor. Criada em BH (MG), hoje a bebida já chegou ao Distrito Federal e mais 14 estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, atingindo 10 mil PDVs no total.

A marca já começou a expandir. Em breve, estará nas gôndolas a Xeque Mate Zero, sem álcool e com menos açúcar, com foco em quem tem restrição a esses ingredientes. "Também neste ano, teremos um novo drinque em lata, que anunciaremos em breve", adianta o executivo. Ao menos por enquanto, a Xeque Mate não tem planos de aceitar propostas de compra de grandes empresas de bebidas. "Nossa intenção é continuar atuando com investimentos próprios", diz. A Xeque Mate tem uma única planta, em Belo Horizonto (MG), onde trabalham quase 200 funcionários. "Há planos para uma nova planta, ainda em estudos", afirma Freire.

Cultura e afins

Recentemente a marca também lançou o Xeque Mate Estúdios, em BH, com tecnologia de última geração para seguir contribuindo com a cultura nacional. Os primeiros conteúdos devem ser disponibilizados ainda este semestre, com projetos assinados pelo rapper FBC, pelos sócios do Grupo Alex Freire e Gabriel Rochael, por Renan 1RG e por Lírios. Também foi criada a Lab Xeque Mate, que traz para o grupo uma essência criativa que conecta moda, arte e expressão. Além das parcerias já feitas com as marcas Real Grapixo e Fita Corp, foi lançada a coleção Ritmo da Rua, em collab com a Baw Clothing.

Deixe seu comentário