Por Vitor Garcia
25 de abril de 2022A nova importância do QR Code para o varejo
Pandemia ressuscitou a tecnologia como uma ferramenta útil para os clientes se conectarem com as marcas
Os QR Code estão se tornando incorporados nas formas como os clientes se envolvem na hora da compra. As empresas de varejo, restaurantes e hotelaria têm sido os principais usuários da tecnologia até agora. Há ainda muito o que expandir nessa área, principalmente em quem atua em supermercados, shoppings e mídia.
Um exemplo de como esse mercado pode ser ainda muito explorado é analisando o número de usuários de smartphones nos EUA que escaneiam um código QR: atualmente em 83,4 milhões em 2022, ele aumentará para 99,5 milhões em 2025, segundo análise da Insider Marketing.
Quando a pandemia por COVID-19 foi anunciada, os QR Codes rapidamente passaram a ser uma ferramenta de Marketing bastante utilizada. É fácil ver por que eles são atraentes durante esse período: sem contato e fáceis de usar. Hoje em dia os leitores do código são nativos das câmeras dos smartphones e não exigem um aplicativo separado para usar.
De acordo com a Statista, 45% dos entrevistados disseram ter usado um QR Code nos três meses anteriores à pesquisa, feita em junho de 2021. Além disso, 59% dos participantes disseram que viram os QR Codes se tornando acessórios permanentes em suas vidas.
Como ser diferente
Além de levar o consumidor para uma página informativa, os QR Codes podem ser utilizados em promoções, em que os códigos podem ser cadastrados imediatamente após a realização da compra, evitando evasão de clientes na campanha.
Nos corredores, podem ser utilizados para sinalização e informativos da loja, além de ofertas exclusivas de uma determinada seção. Os pagamentos via PIX também podem ser feitos por QR Code, incluir essa opção e deixar claro ao cliente também é um facilitador. De acordo com a The Financial Brand, 57% dos consumidores esperavam continuar usando pagamentos sem contato após a pandemia, por isso é aconselhável organizar um método de pagamento sem contato para seus clientes, independentemente do seu setor.
Para aqueles que querem divulgar seus canais digitais, a versão de uma tatuagem temporária que redirecione a um perfil também pode ser uma estratégia. Para controle de funcionários, os QR Codes podem ser usados para check-in de compromissos ou cartões de visita para direcionar os interessados em enviar currículos.