Por Vitor Garcia
19 de junho de 2023Apple retém a coroa de marca mais valiosa do mundo no Ranking da Kantar BrandZ
Microsoft ultrapassa a Amazon e acompanha a Google no top três. McDonald's é a marca não tecnológica mais valiosa; Coca-Cola volta ao Top 10
A Apple mantém sua coroa como a marca mais valiosa do mundo, pelo segundo ano consecutivo, no Relatório Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2023. O ranking mais recente mostra que o valor de marca total das 100 principais marcas do mundo agora é de 6,9 trilhões de dólares em 2023. Apesar de uma queda de 20% no índice geral em relação a 2022, o Top 100 da Kantar BrandZ segue sua trajetória de crescimento de longo prazo, registrando um crescimento de 47% em comparação com o nível pré-covid (2019).
Com uma valoração de marca de 880.455 bilhões de dólares, a Apple provou ser resiliente diante das condições de mercado desafiadoras, justificando os preços premium com percepções positivas e provando que marcas significativas, diferentes e destacadas são as que estão mais bem posicionadas para resistir à turbulência econômica global. A Google e a Microsoft completam o top 3, sendo que as marcas de tecnologia, mais uma vez, são as mais representadas no Top 100 e dominam a maior parcela do valor da marca.
Martin Guerrieria, diretor da Kantar BrandZ, declarou ?Os resultados deste ano ? apesar da redução no valor agregado ? são, na verdade, uma continuação da tendência de crescimento de longo prazo das marcas, que começou após a crise financeira global de 2008 e continuou até o início da pandemia em 2020. Embora o mercado tenha mostrado volatilidade e tenha sofrido um grande impacto da macroeconomia global, a visão dos consumidores sobre as marcas mostrou-se muito mais estável ? as marcas mais valiosas do mundo continuam tão bem-conceituadas como sempre. As lições para os proprietários das marcas e para os profissionais de marketing continuam claras: o investimento efetivo em marketing e o pensamento de longo prazo são vitais para as perspectivas de crescimento de sua empresa. As marcas que investem sistematicamente na criação de vínculos robustos com o consumidor estão agora muito mais bem posicionadas para enfrentar as condições voláteis atuais e fornecer um nível maior de resiliência aos seus acionistas?.
Top 10 das marcas globais mais valiosas da Kantar BrandZ em 2023
Ranking | Marca | País de origem | Valor da marca em 2023 (mi) |
1 | Apple | EUA | 880.455 |
2 | EUA | 577.683 | |
3 | Microsoft | EUA | 501.856 |
4 | Amazon | EUA | 468.737 |
5 | McDonald's | EUA | 191.109 |
6 | Visa | EUA | 169.092 |
7 | Tencent | China | 141.020 |
8 | Louis Vuitton | França | 124.822 |
9 | MasterCard | EUA | 110.631 |
10 | Coca-Cola | EUA | 106.109 |