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Marketing
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Por Redação
2 de janeiro de 2025

Indústria de alimentos investe em programas de grande exposição

Sazón e Aurora garantem visibilidade com patrocínio de reality shows

Os reality shows entraram na programação da TV brasileira há 25 anos e vieram para ficar. Embora a audiência já não seja a mesma de quando esse tipo de programa era novidade, as atrações seguem com um público fiel, o que garante sucesso comercial, com o patrocínio de grandes marcas.

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Várias marcas da indústria de alimentos aproveitam o espaço para ganhar mais visibilidade e se aproximar dos potenciais consumidores.

A Sazón, marca de caldos em pó da Ajinomoto, esteve nas edições de 2023 e 2024 do “Big Brother Brasil”, da Globo. “O patrocínio deve ser visto além de uma ação pontual. É importante tratar como parte central das estratégias de marketing e posicionamento de marca, uma vez que o vínculo criado entre patrocinador e patrocinado se torna tão forte que os valores de um podem ser levados para o outro, de acordo com a percepção do público”, conta Thiago Campos, gerente de Marketing da Ajinomoto do Brasil.

O executivo destaca 3 principais vantagens desse tipo de parceria: o reconhecimento de marca, o relacionamento com o público e o aumento das vendas. “Um ponto importante é avaliar bem se a oportunidade agrega para os objetivos da marca e observar os outros patrocinadores que já estão lá para ter um bom termômetro em relação ao investimento. Além disso, é necessário estabelecer métricas claras e monitorar os resultados para medir o retorno”, complementa.

Com esses patrocínios, Sazón conseguiu aumentar a lembrança da marca e a presença no ambiente digital, além de um crescimento significativo na busca por produtos específicos, como a linha para pipoca. No “BBB 23”, a marca patrocinou o quadro “Café com Eliminado”, no programa “Mais Você”. “Em 2024, mantivemos o patrocínio ao ‘Café com Eliminado’ e ampliamos as ações com iniciativas exclusivas, focadas em apresentar nossas linhas de produtos durante os novos quadros de humor do programa”, diz Campos.

Os principais resultados de 2023 foram crescimento significativo nas vendas de temperos em pó, 2 milhões de novos domicílios em comparação com o mesmo período de 2022, impulsionamento da linha Tempera & Empana e engajamento digital, com aumento de mais de 1.500% nas buscas pela marca e 300% no acesso à loja virtual da Ajinomoto do Brasil.

No ano seguinte, as ativações de Sazón alcançaram um público 84% maior que no “BBB 23”, o Tempero para Pipoca esgotou no e-commerce da Ajinomoto do Brasil e as vendas do Caldo em Pó cresceram 16% no período. No e-commerce, houve incremento de 149% em novos usuários e aumento de 47% nos pedidos faturados entre janeiro e abril. Outra conquista importante foi que Sazón subiu seis posições no ranking Kantar Brand Footprint, chegando ao Top 20.

Outra marca que também investe em reality shows é a cooperativa Aurora, com presença no “Master Chef”, da Band, em 2021, e no “A Fazenda”, da Record, desde 2022. “O patrocínio de reality shows é uma excelente oportunidade de mostrar a experiência real de degustação do portfólio de produtos da marca, com ações de conteúdo que estão inseridas dentro do contexto do programa, qualificando e aumentando ainda mais a eficácia da mensagem ao público-alvo”, explica Ricardo Chueiri de Souza, Diretor de Mercado e Consumo da Cooperativa Central Aurora Alimentos.


O executivo conta que o público que assiste aos reality shows é fiel à programação e acompanha semanalmente o que acontece nestes programas. “Desta forma, aliamos cobertura, frequência e qualidade da mensagem, através de ações de conteúdo leves e divertidas que engajam o nosso público-alvo”, diz.

A experiência vivida dentro dos programas é estendida aos telespectadores. “Em ‘A Fazenda’, por exemplo, a apresentadora Adriane Galisteu dá depoimentos reais sobre a qualidade dos nossos produtos, e os participantes do reality interagem com nossos produtos, elaboram receitas, participam de competições e sempre degustam ao final das provas, comentando espontaneamente sobre o sabor e a experiência com a nossa linha de produtos”, finaliza.

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