Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Marketing
...
Por Vitor Garcia
29 de julho de 2022

Saiba por quais razões oferecer exclusividade atrai o consumidor

Personalização é uma forma de reter clientes e oferecer algo único além de selos premium, gold ou VIP

Por mais que as estratégias de marketing sejam trabalhadas em nichos, elas ainda miram em grandes massas. Os consumidores, no entanto, querem se sentir únicos e exclusivos e é aí que as ações promocionais e de relacionamento nos supermercados saem na frente com o grande diferencial da exclusividade. Afinal, quando algo é exclusivo, nem todos podem ter.

Assim como a oferta e demanda, o princípio da escassez diz que quanto mais raro ou inacessível algo é, mais valioso se torna. Isso desperta a curiosidade e o senso de urgência nas pessoas, além de gerar recompensas psicológicas como o sentimento de importância e pertencimento.

Para Caio Camargo, Diretor da Linx, a personalização é um caminho para que as empresas ofereçam exclusividade sem onerar tanto os custos. A criação de um clube de vantagens é uma solução. ?Esses grupos seletos recebem uma diferenciação a partir de experiências exclusivas, como o acesso a ofertas e descontos especiais, mais liberdade na forma de pagamento, entre outros?, afirma.

Era da personalização

Segundo uma pesquisa divulgada no fim de 2021 pela McKinsey and Company, 71% dos consumidores esperam receber interações personalizas das empresas, enquanto 76% sentem frustração ao não encontrar experiências desse tipo. Para atender essa demanda, Caio Camargo dá três dicas:

Ações simples - Embora grandes marcas já atuem com níveis avançados nessa questão, o varejo de pequeno e médio porte também pode realizar ações que fazem a diferença. Incluir o nome e até o apelido do cliente em e-mails push up, no atendimento via WhatsApp ou até na embalagem do produto, é uma ação de muito sucesso que segue até hoje sendo feita nas cafeterias Starbucks pelo mundo, por exemplo.

Invista em boas ferramentas - Com a tecnologia certa, a experiência personalizada pode até ganhar ares de autosserviço, onde o consumidor cria combinações diferentes e um produto único a partir de suas escolhas.

Abrace as gerações ? A geração Z e Alfa, representarão em 2030 cerca de 50% da população economicamente ativa do mundo. Esse público cresce criando, desenvolvendo, imaginando novos mundos, personagens e possibilidades, usando até mesmo de jogos como plataformas de desenvolvimento, um código onde é possível criar sem limites. É de se imaginar que, na hora de comprar, esses atuais e futuros consumidores esperam um novo cenário para varejo, que inclua a customização ao longo de toda a jornada. E eles, mais do que ninguém, querem marcas que pensem neles.

Deixe seu comentário