Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Marketing
...
Por Vitor Garcia
14 de março de 2023

Supermercados celebram seu maior patrimônio com ações para o Dia do Consumidor

Especialista em varejo destaca cenário desafiador em 2023 e sugere surpresa para os clientes nas lojas

O varejo brasileiro já está se acostumando a celebrar o Dia do Consumidor com diferentes ações e promoções que trazem mais vendas para as lojas. Por isso, a data se torna cada vez mais uma grande oportunidade para trazer clientes para os pontos de venda. Segundo pesquisa da empresa de monitoramento do e-commerce Neotrust, no ano passado, o Dia do Consumidor registrou faturamento de R$ 722 milhões em vendas online, 22% a mais do que em 2021.

Para Fernando Luiz, especialista em varejo, o consumidor é o maior patrimônio das empresas do varejo, especialmente dos supermercados. Mas, o executivo acredita que muitos varejistas deixam de medir a entrada de consumidores nas lojas e, assim, não conseguem fazer um comparativo para saber qual o aproveitamento. ?Se uma loja tem acréscimo de 5% em quantidade de clientes e 3% de crescimento em vendas, ela está deixando de ganhar. Eles precisam de ofertas que fazem sentido com seu desejo de compra?, explica.

Ações além das promoções

De acordo com Fernando, o consumidor está cada vez mais ávido e preocupado com o serviço, ou seja, com sua experiência de compra. Para o Dia do Consumidor, as lojas podem pensar além das promoções de produtos e promover ações. ?Oferecer ao consumidor um café da manhã na loja, é um exemplo. De preferência, sem anunciar nada antes, para que o cliente tenha uma surpresa ao chegar nas lojas?, indica o executivo.

Segundo o especialista, o Dia do Consumidor ainda é uma novidade para o setor supermercadista e, para este ano, Fernando acredita em um cenário desafiador para as empresas por causa da mudança de governo no Brasil, o que causa receio dos empresários em relação a investimentos em lojas. ?Os empresário precisam entender que o Dia do Consumidor é uma data especial para o principal patrimônio deles. Em qualquer região do Brasil e do mundo, o consumidor sai de casa decidido a ir à sua loja, passando por muitas outras no caminho. Por isso, temos que cuidar deles?, completa.

Deixe seu comentário